top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Reviravolta


Já olhou no dicionário o que quer dizer a palavra crise? Significado de Crise: substantivo feminino

Etimologia (origem da palavra crise). Do grego krísis; pelo latim crisis.

Mudança brusca produzida no estado de um doente, causada pela luta entre o agente agressor e o mecanismos de defesa. Conjuntura socioeconômica problemática, desequilíbrio entre bens de produção e de consumo, normalmente definida pelo aumento dos preços, pelo excesso de desemprego, de falências: crise econômica. Momento perigoso ou difícil; período de desordem.

A crise é o ponto da virada. Alguns poucos sortudos podem se dar ao luxo de passar por um momento como esse na vida. Milhões vão se deparar com aquelas situações de reviravolta muitas e muitas vezes. O premiado autor Jared Diamond passou por duas graves crises na vida. Uma profissional, em que precisou retraçar o caminho da carreira, e outra emocional, ao se divorciar.

Com base no enfrentamento das próprias crises ele analisa sociedades que enfrentaram situações assim, cruciais, avassaladoras, e viu como elas foram capazes de se refazer.

“ Reviravolta” é sagaz, como tudo o que ele escreve. Um mergulho na história de países que o pesquisador não só estudou, mas vivenciou arduamente para descrever. Ele morou nos quatro cantos do planeta...

O livro é um passeio por boa parte da história da humanidade. Dá pra se conhecer o Japão da Era Meiji, ver como a Finlândia se reconstruiu após guerras e se tornou uma referência em educação e tecnologia. Dá para conhecer a devastadora ditadura na Indonésia e analisar como surgiu um novo país depois do assassinato de milhares de pessoas. Por falar em ditadura, somos convidados a nos embrenhar pelo governo militar e cruel do Chile, pelos destroços da Alemanha pós-Hitler, pela Austrália brotando como nação.

Uma leitura densa, mas ao mesmo tempo, reveladora e envolvente. Uma janela para vermos o mundo, entendermos seus erros e acertos e, depois, percebermos o rumo que estamos tomando em nosso país também.

Vale cada página da viagem!

TÍTULO: Reviravolta AUTOR: Jared Diamond EDITORA: Companhia das Letras​


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page