top of page
Buscar
  • contato98129

Salvadora da pele: a poderosa combinação da Camomila com a Calêndula

Para tratar e recuperar: a pele e o planeta!


A humanidade se beneficia do que a natureza dá não é de hoje… Por isso, há tempos, as propriedades medicinais da calêndula são estudadas pela ciência. Esta planta é pouco conhecida do público em geral pelo seu nome científico, Calendula officinalis L. Asteraceae, mas é muito amiga da saúde!


A pequena flor amarelinha e delicada é poderosa como ela só. Possui substâncias com propriedades suavizantes e calmantes.

Controla irritações e vermelhidões na pele dos bebê e das criança. Além disso, a calêndula também possui propriedades hidratantes, contribuindo para uma pele macia e saudável.

O mercado dos cosméticos usa e abusa de desses ativos ricos, transformando-os em óleos essenciais, pomadas, cremes, xampus, condicionadores e em loções. Ela está presente e é ingrediente fundamental de um produto que assegura qualidade de vida e proteção da pele desde a mais tenra idade. É o caso da incomparável Baby Creme de Calêndula, a famosa pomada para assaduras de Weleda.

As pomadas para assaduras convencionais atuam formando uma camada de creme que evita o atrito. Contudo, essa camada é repleta de ingredientes que não penetram na pele, como derivados de petróleo, que geralmente se misturam com os resíduos da fralda do bebê.

Nós conversamos com Maria Claudia Villaboim Pontes, CEO da Weleda na América Latina, para saber tudo! “Por possuir ingredientes de origem 100% natural, o Baby Creme de Weleda hidrata a pele, previne assaduras, e torna sua limpeza muito mais fácil durante a troca de fralda. Ele também forma uma camada protetora, de fácil absorção pela pele do bebê (que é 5x mais fina do que a de um adulto) e, assim, protege da umidade, hidrata e nutre. Além disso, acalma a pele irritada e reduz a vermelhidão com o auxílio da camomila e da calêndula”, explica a executiva.

Essa fórmula vem acompanhada de outro ingrediente natural e transformador: a camomila. Seus compostos têm ação anti-inflamatória e relaxante, o que pode ajudar a aliviar a pele irritada e sensível. Além disso, a camomila possui propriedades antioxidantes, auxiliando na proteção da pele contra os danos causados pelos radicais livres.


A Chamomilla Recucita/Matricaria Chamomilla , nome científico da camomila, faz parte da família das flores margarida. Ela é originária do sul e do leste da Europa e do Oriente Médio, mas atualmente também pode ser encontrada por toda a Europa, na América do Norte e na Austrália.“A origem da camomila usada no Baby Creme é o jardim de Weleda na Suíça. Tudo o que cresce e se desenvolve ali é cultivado de acordo com os princípios da agricultura biodinâmica, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1924, o mesmo intelectual idealizador da antroposofia e da pedagogia Waldorf. A agricultura biodinâmica não utiliza adubos químicos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios. A empresa utiliza o extrato da planta obtido das flores, caules e folhas, ou seja, aproveitado os óleos essenciais da planta toda. Ela tem efeito suavizante e ajuda na hidratação. A calêndula também tem esse mesmo efeito da camomila e a combinação das duas dá a potência para a regeneração da pele", ressalta ela.


Para nós, em HB, tão importante quanto cuidar com gentileza da pele é ter essa mesma atenção com o meio ambiente. No caso de Weleda, essa preocupação é antiga. “Os oito jardins de plantas medicinais da Weleda são centros de biodiversidade. Ao aplicar os princípios da agricultura biodinâmica, criamos ecossistemas resilientes que lidam bem com o calor, a chuva e a seca. Ao produzir nossos produtos farmacêuticos e de cuidado da pele naturais, tratamos os recursos da Terra com cuidado em cada etapa – começando com as sementes que plantamos. Ao fazer isso, estamos protegendo a biodiversidade e cultivando solos saudáveis em todo o mundo. A resistência das plantas depende de um cultivo de sementes de polinização livre. A estratégia de sementes da Weleda visa preservar a biodiversidade e proteger as matérias-primas naturais”, nos conta Maria Claudia.


Maria Claudia Villaboim Pontes, CEO da Weleda na América Latina (Foto: divulgação)

Defensora da sustentabilidade muito antes de ser moda e urgência, Weleda é reconhecida e premiada por sua postura de cuidados com o meio ambiente. "Promovemos a agricultura biodinâmica, solos saudáveis e relações equitativas com nossos parceiros de cultivo em todo o mundo. A biodiversidade é de vital importância para nós. Atuamos de forma socialmente responsável, ecologicamente correta e economicamente bem-sucedida na produção de todos os nossos produtos. Existem cosméticos no mercado que contêm microplástico e plástico líquido, como silicone, na composição. Esses produtos vão parar nos rios e oceanos, poluindo o meio ambiente. A Weleda não utiliza essas substâncias".

A empresa coleciona selos que comprovam e atestam esse compromisso:

• IBD Naturais: Comprova que os cosméticos são seguros, eficazes e possuem apenas matérias-primas naturais.

• Natrue: Selo europeu que garante que nossos cosméticos são feitos com ingredientes orgânicos e naturais, através de processos ecologicamente corretos e produtos nunca testados em animais.


• UEBT: Certificação global que assegura a utilização sustentável da biodiversidade desde o cultivo até a produção, o relacionamento justo com parceiros e o desenvolvimento das comunidades locais.


Mas o que assegura mesmo o compromisso da marca com a sustentabilidade é a preocupação com as futuras gerações. De plantas, de bicho e de gente. Preocupação com o solo, que nutre e acolhe, com a água, que hidrata e mata a sede. Com as crianças que crescem protegidas pelo Baby Creme de Calêndula hoje e que vão proteger e renovar a vida no amanhã.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page