top of page
Buscar
  • contato98129

Mulheres inspiradoras: Fê Farias

Fê é dona de uma trajetória de talento e generosidade (Foto: reprodução Instagram)


O amor parece ser chama e semente nos caminhos de alguns. Guiou os passos da menina nascida em Campina Grande, na Paraíba, pelos caminhos da vida. No agreste paraibano o Planalto da Borborema eleva a cidade 500 metros acima do nível do mar. Elevados assim também foram os sonhos de Fernanda Farias. Criada sob as quentes temperaturas do nordeste, carregou com ela o coração aquecido pelos planos de uma vida plena. “Queria ser modelo, mas não tinha altura (risos). Depois passei pela fase de querer ser paquita da Xuxa, pois amo dançar. Até cheguei a participar de um grupo cover das paquitas”, diverte-se Fernanda ao lembrar.

Fê, como é conhecida, parece ter nascido destinada a distribuir amor. A filha do meio de um casal separado, porto seguro dos irmãos. E se há quem lastime não ter tido avós, Fernanda ostenta a honra de ter crescido com eles até a pré-adolescência, mimada no dia a dia com os temperos e chamegos nordestinos. Quando Campina Grande começou a parecer pequena demais pra ela, abriu as asas e partiu para viver com a mãe em São Paulo. “Tive um pai muito ausente, desde os 4 meses de vida até os tempos atuais. Mas não vejo isso como um problema, pois tenho uma supermãe que sabe interpretar os dois papéis divinamente, ser pai na hora que precisa e mãe permanentemente. Sou a filha do meio. Costumo brincar que esse “ cargo” de filho do meio forma os filhos mais independentes e responsáveis também. Não dão preocupações aos pais. O mais velho é o Fábio “o mais protegido” e a caçula chama-se Thaisa, a mais mimada por todos, inclusive por mim. Ela é filha do 2º casamento da minha mãe, por esse fato, nessa família entra também um padrasto”, conta.


Se a adolescência já traz desafios pra todos, imagina para ela, que saiu da Paraíba para desbravar a maior cidade do país. Levou susto com a alimentação. Levou susto com os sotaques. No mesmo país, falando a mesma língua, Fernanda se deparou com a dificuldade de se comunicar. Motivos para se fechar? Para se isolar? Para ver o mundo com maus olhos? Até poderia, mas não ela. Fernanda enxerga nos obstáculos vantagens imensas quando encarados com amor. Abriu sorrisos e, com ele, as portas para os corações das pessoas.


Foi assim, sorrindo, que ela chegou a Luís Mufato, um amigo que acabou se tornando pra ela um presente que a vida deu. Luís foi mais que conselheiro e confidente. Luís descobriu em Fernanda o talento que nem ela sabia que tinha. “Fui descoberta por esse que hoje considero meu irmão mais velho (então somos 4 agora). Ele faz parte da minha vida e da minha família. Luís já trabalhava na área da beleza, inclusive na Shiseido como maquiador, e me convidou para fazer um trabalho com a marca. Nessa época eu tinha apenas 17 anos e estava finalizando o colégio. Deu para conciliar os estudos com poucas horas de trabalho, e assim minha mãe autorizou. E desde então esse universo me encantou e não consegui sair mais”, relembra.



Esse sorriso… (Foto: reprodução Instagram )


Não era fácil, mas Fernanda nunca esperou a vida lhe sorrir. Ela sempre sorriu antes. Aceitou o emprego em São Paulo sem saber andar na cidade que não para nunca! Esperava o irmão Fábio voltar da escola para aprender o caminho até a loja da Shiseido. Depois retornava acompanhada por Luís até reencontrar o irmão no ponto de ônibus.


A carreira que ela nem sabia que queria começou justamente na marca onde o mundo almejava estar. Shiseido foi fundada nos idos de 1872 por Arinobu Fukuhara, chefe farmacêutico da Marinha Imperial Japonesa. Trouxe para dentro de pequenos frascos a mistura em proporções exatas da tradição japonesa e da pesquisa de ponta. Aquela história cheia de riqueza, aquele universo cheio de beleza, seduziram Fernanda, assim como o rosto iluminado pelo sorriso da jovem seduziu a empresa. “De algo temporário fui contratada como consultora de beleza da marca, mesmo sem experiência nenhuma e nem um curso na área da beleza. Há 10 anos fui convidada para sair do departamento comercial e ingressar na área de treinamento, como treinadora e beauty expert. Paralelamente, me formei em marketing e fiz muitos cursos no universo da beleza e outros realmente por querer aprender como instrumentação cirúrgica!”, conta Fernanda.

O servir bem, acolher o outro, antecipar-se às necessidades estavam no cerne da filosofia da marca. Qualidades que precisavam ser aprendidas por tantos nasceram com ela. Crescer na empresa foi quase inevitável. Ela podia se espelhar no irmão mais velho. “ Fábio foi maquiador de linhas como Helena Rubinstein, Givenchy e Shiseido. Inclusive trabalhamos juntos por alguns anos em Shiseido, ele como maquiador e eu, na época, como consultora de beleza”.

Não pense que as referências estavam por todos os lados, ao alcance das mãos, na tela do celular naqueles tempos. Ser uma beauty expert era desbravar um mundo novo. “O início foi difícil, pois comecei muito cedo e não tinha muitas referências na área. Não era uma profissão em destaque como agora. Tinha muita cobrança da empresa também para fazer o diferente, mas sem um fio guia. Tive que estudar mais, explorar mais o desconhecido, sair do convencional, me arriscar e assim fiquei mais exposta”, diz Fê.

Claro que as críticas cruzaram seu caminho. Quem navega por novos mares sabe que está sujeito às intempéries. “ Muitas vezes eram críticas positivas, às vezes negativas, mas sempre fiz delas um termômetro para traçar o meu caminho profissional, para me motivar mais e agora, graças a Deus, colho as recompensas”, reflete. Entre as recompensas estão o reconhecimento público, centenas de mensagens diárias cheias de elogios, mais de 10 mil seguidores acompanhando suas postagens no Instagram. A aqueles que se espalham nela pra trilhar os próprios passos ela orienta: “amar o que faz, acreditar em você mesmo e sempre dar o seu melhor em tudo”.

Hoje, Fernanda coordena um time, dá entrevistas, treina profissionais, viaja pelo Brasil e ainda faz questão de atender pessoalmente os clientes com dúvidas. Para ela, indicar o melhor creme hidratante, uma base iluminada, a sombra mais pigmentada, o batom de tom marcante não têm nenhum sentido se, junto, não forem distribuídas grandes doses de empatia e amor. “ Eu tenho dois papéis na minha profissão. O 1º é especialista de treinamento. O que mais gosto nessa função é trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, compartilhar o meu conhecimento, até porque compartilhar é a melhor forma de aprender! E o 2º é especialista de beleza, que engloba skincare e maquiagem. Esse papel já vai muito além de uma profissão. É uma missão de vida. O que eu mais gosto é de poder empoderar e elevar a autoestima das pessoas”.


À frente de Shiseido, convivendo com modelos famosas, empresários consagrados, influenciadores, ela poderia fazer da maquiagem a máscara usada para interpretar o papel de mulher bem sucedida. Mas Fernanda sabe o valor que há no sorriso sincero, sabe enxergar a beleza real de cada um. “ Para mim a maquiagem vai muito além de deixar uma mulher bonita. É algo que mexe muito com a autoestima, dá segurança, empodera, e um lindo sorriso no rosto surge. A maquiagem não pode ser padronizada, combinada para transformar, e ,sim, para destacar a beleza única e individual de cada ser, algo que combine com você e o seu estilo de vida”, resume.


Não resta dúvida de que a menina que saiu do nordeste, carregando força, coragem, amor na bagagem, tem muito mesmo a ensinar. Chegou muito além de seus sonhos. E nem por isso deixou se sonhar. “ Comecei construir a minha família com meu parceiro de vida e o Benjamin, nosso filhinho de 4 patas. Na minha vida pessoal o meu sonho é que a felicidade não tenha limites para me fazer ainda mais feliz no amor. E profissionalmente, hoje sonho em conhecer o Japão, embora muitas pessoas pensem que já conheço por representar e transmitir de uma forma tão lúdica o universo de Shiseido!

                                                                                                    

Linda em todos os ângulos (Foto: arquivo pessoal)

                                                                                                                                                                                                 

                                                                                              

Quando vai apresentar alguma novidade, os luxuosos e tecnológicos lançamentos de Shiseido, o rosto de Fernanda é a antecipação da boa notícia. O calor humano tão típico nordestino, a gentileza aprendida do Japão, com um sorriso que é só dela. ​



 

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page