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Beleza Sustentável: o exemplo de The Body Shop

Protegendo a pele e o meio ambiente


Não é mais uma questão ética, filosófica ou biológica. É uma questão de sobrevivência. Preservar o meio ambiente é assegurar a vida das futuras gerações. De gente, de planta e de bichos.

E não adianta esperar que governos façam a sua parte. Depende das atitudes de cada cidadão conservar o que resta de nossos biomas. É na escolha do que você compra, de como você se locomove, de como descarta seu lixo que reside nossa chance um mundo mais justo e sustentável.

A postura das empresas também é crucial. É por isso que aqui no HB festejamos tanto marcas que produzem hoje pensando no planeta amanhã, que cuidam da nossa pele e da natureza, ao mesmo tempo, com respeito, responsabilidade e ética.

Por isso celebramos cada passo de The Body Shop, no Brasil e no mundo. Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a marca é focada em cosméticos naturais, pensando em fazer a diferença positiva no mundo desde o berço. E fez! Criou campanhas para salvar espécies ameaçadas de extinção, mudando padrões de produção e consumo, mostrando ao mercado que era possível, sim, falar de beleza limpa.

Hoje, a The Body Shop conta com 3 mil lojas em 66 países e, junto com a Avon e a Natura, integra o Natura & Co, grupo de cosméticos global, multicanal e multimarca, que se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.  “A The Body Shop valoriza a sustentabilidade desde a sua fundação, em 1976. A partir da beleza com propósito, a marca se posiciona em apoio a diversas causas importantes para a construção de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Por isso, somos pioneiros na luta contra os testes em animais, além de fazer parte do nosso DNA ativista o apoio ao feminismo, o empoderamento e a liberdade de corpos”, nos conta Paula Pimenta, General Manager The Body Shop no Brasil.

O que TBS fez foi provar que era possível criar produtos com alta tecnologia, com ingredientes naturais e que pudessem levar a bioeconomia a níveis mais elevados, produzindo cosméticos com ativos da biodiversidade de florestas nativas. Sabe o que isso significa? Valorizar as riquezas que a natureza fornecesse e conservá-las, preservando também os saberes dos povos da floresta.

Heróis da conservação

Em sua trajetória ativista, a The Body Shop sempre almejou promover impacto significativo por meio de suas ações, por este motivo a empresa se engaja com as comunidades de onde vêm cada uma de suas matérias-primas. Em décadas de atuação, a marca firmou-se como pioneira no programa de comércio justo com comunidades e líder mundial na prática, tendo o maior programa da indústria da beleza (em abrangência de países). Ao todo são 19 fornecedores em 14 países.

Desde o lançamento do programa, em 1987, nasceram mais do que produtos preciosos, ricos em ativos naturais. Surgiram parcerias comerciais de longo prazo com fornecedores de Comércio Justo Comunitário de todo o mundo. Gente que vive para preservar matas, rios, nascentes, ecossistemas inteiros e fundamentais. A missão do programa é promover mudanças sociais positivas através do comércio, fomentar a prosperidade nas comunidades tradicionais com foco na sustentabilidade. Para isso, a empresa paga preços justos e oferece condições comerciais favoráveis, suporte direcionado e acesso a um mercado internacional. Não esquecendo, é claro, de auxiliar no desenvolvimento de cada grupo, cada família, cada aldeia. “A ideia de que os negócios podem ser uma força para o bem continua sendo a força central da The Body Shop, que se preocupa em criar itens do mercado dentro de três pilares principais: para você, para a comunidade e para o planeta. Dessa forma oferecemos produtos de beleza naturais que fazem você se sentir bem consigo mesma, aproveitamos o poder coletivo para atuar sobre problemas como a igualdade social e incentivamos a preservação da natureza através de uma agenda de sustentabilidade ambiciosa”, explica Paula.

Produtos que preservam a floresta

Da união de conhecimento científico e saberes originais, dos laboratórios com a terra, foram elaborados produtos de alta performance e baixo impacto ambiental.

O Body Yogurt Moringa é um hidratante, mas pode chamar de perfeição. É certificado pela The Vegan Society e feito com 92% de ingredientes de origem natural, incluindo óleo de semente de moringa de Comércio Justo Comunitário de Ruanda. Sua textura gel-creme é de uma delicadeza sem igual. Deixa a pele instantaneamente mais macia, suave e hidratada por 48 horas. Isso sem falar do perfume indescritível...Ah, como se não bastasse, Body Yogurt agora vêm em potes de plástico 100% reciclado, que incluem plástico reciclado do Comércio Justo Comunitário coletado nas ruas de Bengaluru, na Índia.

O Body Butter Karité é feito com 97% de ingredientes de origem natural, incluindo a famosa manteiga de karité artesanal de comércio justo com comunidades de Gana e óleo de Babaçu orgânico, benção oferecida pelas florestas do Brasil. Esse hidratante corporal recupera a pele mais ressecada, tornando-a hidratada, protegida e macia.

O Peeling Líquido Edelweiss é uma revolução em frasco. Feito com 95% de ingredientes naturais, oferece uma refrescante e delicada esfoliação, resultando numa pele revigorada, macia e luminosa. A sua textura em gel promove uma limpeza suave, remove as células mortas e vestígios de poluentes. Para conquistar uma pele radiante é recomendado usar o produto de 2 a 3 vezes por semana. É um excelente aliado para quem tem poros dilatados e pele acneica.

O Creme de Limpeza Facial e Demaquilante de Camomila é o melhor amigo das peles sensíveis. O produto remove a maquiagem e resíduos da pele com suavidade e eficiência, ao mesmo tempo que hidrata, nutre e refresca.. Limpa e trata respeitando a cútis (e o meio ambiente!).

Vitamina C Sérum Facial é elaborado com 92% de ingredientes de origem natural. A fórmula foi desenvolvida a partir de muita pesquisa científica para unir a maior concentração já vista de 10% de vitamina C e o ingrediente associado Bakuchiol – composto de origem vegetal que possui ação antioxidante, antibactericida e anti-inflamatória, auxiliando na produção de colágeno. E tem mais! Ele promove a renovação celular. Revigora a pele, nutre e deixa o rosto com um viço inigualável...

Óleo de Tea Tree é o melhor amigo das peles acneicas e/ ou oleosas. Trata-se de um poderoso tratamento purificante vegano, que minimiza pequenas imperfeições e uniformiza a pele. Sua fórmula contem óleo de Tamanu extraído da noz tamanu, fruto de árvores majestosas nativas das margens dos oceanos Índico e Pacífico. Este óleo precioso é utilizado há centenas de anos em tratamentos medicinais ou estéticos. Reconhecido por suas propriedades antibacterianas, ele torna o Tea Tree um produto ideal para cuidar e acalmar a pele.

Minimalismo com máximo efeito


Sabe aquela máxima que diz que menos é mais? Ela tem a ver com o consumismo, e também com o respeito à nossa saúde. Um dos principais fatores para o alto desempenho dos produtos de The Body Shop tem relação com as formulações dos cosméticos, que trazem benefícios progressivos para a pele. Bastam pequenas quantidades aplicadas para que os ativos penetrem e tratem na pele.

Já a penetração na luta pela defesa ambiental se faz presente desde o nascimento da marca e não para. Em 2017 TBS lançou a campanha “Para Sempre Contra Testes em Animais”. Até 2019, obteve 8 milhões de assinaturas para pedir o fim dos testes em animais no setor de cosméticos de todo o planeta.

Disposta a nutrir as raízes de um mundo mais verde e mais justo para todos, a empresa ergue a bandeira empoderamento feminino e da equidade de gênero. Criou o Movimento do Autoamor: uma jornada em busca do amor-próprio que potencializa, empodera e inspira.

Tornar o mundo melhor para as pessoas e as pessoas melhores para o mundo pode ser sim o compromisso e o propósito de uma empresa. The Body Shop planta hoje as sementes da sustentabilidade para colher amanhã um legado de respeito à vida.

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