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Beleza Sustentável: o exemplo de Tío Nacho

Uma empresa comprometida com a saúde dos cabelos e da natureza


Já ficou claro que a emergência climática é o maior desafio da nossa geração. O aumento da temperatura calculado pelos cientistas há 4 décadas agora se faz real em boa parte do mundo. Atingir as metas de redução nas emissões de gases poluentes, de produzir e viver de forma sustentável têm que ser um compromisso de todos. E algumas empresas já vem demonstrando que abraçaram a causa. É o caso de Tío Nacho.

Além de fabricar produtos capilares que são referência no cuidado com os fios e nos resultados impressionantes, a marca, em parceria com o Carbon Free, realiza o plantio de árvores para neutralizar as emissões de carbono., o que acontece desde 2022. Até outubro de 2023, foram restaurados cerca de 2.100 metros quadrados de Mata Atlântica e neutralizadas 791 toneladas de carbono. Até abril de 2024, mais 350 toneladas de GEE foram retiradas da atmosfera com os projetos da empresa.

“Os consumidores estão cada vez mais atentos às ações de sustentabilidade das empresas. É com esse olhar que Tío Nacho vem se posicionando no mercado. Através de projetos, como neutralização de carbono e uso de frascos 100% reciclados e recicláveis, a marca busca incentivar o consumo mais consciente e o descarte adequado dos materiais”, explica Camila Fogaça, gerente de Marca para Personal Care. “Estamos focados no consumidor que, além de pensar nos benefícios que os produtos proporcionam para o seu bem-estar, também se preocupa com o futuro do planeta.”, destaca.

Para a realização da neutralização de carbono é realizado um estudo, conhecido como Inventário de Gases do Efeito Estufa, que calcula a quantidade de carbono emitida no processo produtivo. Esse processo de cálculo de emissões é feito para as etapas de produção da embalagem de toda a linha Tío Nacho. Com o dado exato da quantidade de toneladas de CO2 emitida na atmosfera, o Carbon Free Brasil realiza a neutralização destas emissões com a compensação de créditos de carbono e o plantio de árvores.


Por meio do processo, conduzido e verificado pelo Carbon Free Brasil, a neutralização de carbono de Tío Nacho já apoiou a geração de energia renovável de uma Pequena Central Hidrelétrica, que promove o uso de energia limpa e diminui a quantidade de carbono emitido na atmosfera pelo consumo de energia no Brasil. Esse projeto possui créditos de carbono certificados pelo UNFCCC, órgão da ONU que certifica a veracidade das ações desenvolvidas e garante a procedência dos créditos de carbono compensados.


Na opinião de Vivian Pellis, COO do Carbon Free Brasil, o crescimento da neutralização de carbono se insere em um movimento coletivo para enfrentar os desafios climáticos, que preocupam toda a sociedade. “Acreditamos que eventos, como o plantio de árvores com a participação de colaboradores das empresas parceiras, sejam uma inspiração para a construção de um futuro mais sustentável”, explica.

O respeito pela natureza segue enraizado na história da marca há mais de 100 anos. É em parceria com o meio ambiente que nasceram produtos venerados no Brasil e no exterior, como as linhas ricas em ingredientes naturais nobres, tal qual Aloe Vera e Geleia Real.


Cuidando das abelhas (Foto: reprodução Instagram)

E POR FALAR EM GELEIA REAL...


As abelhas são fundamentais para a sustentabilidade do planeta. Depende delas a polinização de quase toda a comida que temos no prato. Porém, muitas espécies estão ameaçadas de extinção ou já foram extintas.


Com o objetivo de promover a conservação e proteção desses insetos tão importantes para a conservação dos ecossistemas, Tío Nacho estabeleceu uma parceria com a UBEES, empresa líder em práticas apícolas sustentáveis ​​em todo o mundo, para apoiar as abelhas. Tudo começa com a criação de habitats amigáveis e a adoção um milhão de abelhas na Colômbia.

Este ano, a aliança é reforçada com a proteção de mil abelhas em Cabo Canaveral, na Flórida, com o laboratório Bee Lab Apicultura, que impactará mais de 300 hectares e beneficiará culturas de frutas silvestres, pimenta vermelha brasileira, palmeira, de manguezais e florestas costeiras, além de contribuir com a captura de dióxido de carbono. Para Mateo Gómez, Diretor Global de Vendas da UBEES, a parceria tem benefícios que vão muito além dos cuidados com a biodiversidade. “Além de cuidar das abelhas, o projeto fortalece as comunidades locais, promovendo a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico na região, por meio da polinização de centenas de hectares.”


A sustentabilidade está no conteúdo e na forma! A empresa, presente no Brasil há mais de 15 anos, oferece shampoos e condicionadores das linhas reconstrutora, engrossadora, clareadora, ultra-hidratante, anti-idade e fortalecedora embalados em frascos confeccionados com material 100% reciclado e reciclável. Permite, assim, que ao cuidar dos cabelos, os consumidores também tomem decisões mais conscientes no combate às mudanças climáticas.


Tío Nacho planta a semente de um mundo mais sustentável no presente, para colher um futuro mais verde para todos. María Zubiaur, Líder Global da Unidade de Negócios de Cuidados Pessoais da Genomma Lab, fala em defesa da estratégia: “estamos convencidos de que podemos garantir um futuro próspero para o nosso planeta se tomarmos consciência de que cada decisão pode fazer a diferença.”

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