Tem gente que nasce com uma fome de coragem, com vocação para
deixar os caminhos por onde anda repletos da sede de transformação. Assim são Lu Navarro e Patrícia Camargo, as fundadoras de Care Natural Beauty.
Separadas, enfrentavam grandes dilemas em suas carreiras bem sucedidas. Destacavam-se, prosperavam, mas faltava um propósito que elas só encontraram juntas. Mais do que um negócio elas ansiavam por criar um legado.
E na cabeça delas, antenadas ao seu tempo e à urgência da necessidade, somente cabia criar uma marca que viesse sustentável desde o berço. “Care nasceu para a gente poder colocar no mundo esse desejo de fazer algo diferente, que entregasse esse diferencial. Então, na verdade, ela é a expressão no mundo do que a gente gostaria de fazer para entregar uma opção de consumo sustentável na beleza”, revela Lu.
Chegar até essa fórmula não foi fácil. Nascendo no país com a maior biodiversidade na Terra elas perceberam que o Brasil não conhecia seu potencial de proporções amazônicas quando o assunto é cosmético limpo. “Quando a gente começou realmente a nossa jornada, um ano antes de lançar a marca, tentado entender que a pele absorve mais de 80% daquilo que a gente coloca sobre ela, vimos que existe uma permeabilidade muito grande e, ao mesmo tempo, existe um grande impacto das toxinas do nosso corpo. O organismo não dá conta de eliminar todas as toxinas ao longo do dia, substâncias que vem através dos cosméticos, produtos de limpeza, através do ar que a gente respira... Então tudo isso fez com que a gente olhasse muito profundamente nas formulações e aquilo que a gente usa nos nossos produtos. A sustentabilidade não veio com a ideia da marca. Veio antes. Quando pensamos em criar uma marca ela já era livre de toxinas, já tinha que fazer bem ao planeta, já precisava deixar um legado positivo. Só depois veio a marca em si,” relembra Patrícia.
Care acaba de completar cinco anos com a certeza de que nasceu muito, muito à frente de seu tempo. As fundadoras ( que se tratam delicada e afetuosamente por “sócias-lidas”!) precisavam pensar mesmo além. Não adianta pensar em uma fórmula limpa se a origem das matérias-primas não comungasse com isso.
Não adianta embalar produtos de tão elevada qualidade em um frasco que não se degradasse com o correr dos anos. Então, elas criaram o conceito das embalagens de papel, recicláveis ou recicladas. Disseminam o uso dos refis muito antes desta opção estar nas gôndolas de outras marcas. Boa opção para o bolso do consumidor, melhor ainda para a natureza.
Entre produtos para hidratar e proteger a pele, entre maquiagens que também cuidam do rosto, elas lançaram a tendência dos produtos multifuncionais. Um blush pode ser batom e sombra, porque é limpo. Não vai causar alergias, nem doenças, nem obstrução dos poros. E é limpo por ser feito com respeito à vida. De gente, de bicho e de planta. Tudo o que quer Care produz é vegano, ou seja, não contem ingredientes de origem animal. Os produtos também são livres de crueldade animal e de parabenos, substâncias nocivas à saúde.
Entre as tantas iniciativas a que a marca aderiu estão o compromisso com Eu Reciclo, de reciclagem e destinação correta das embalagens, a neutralização do carbono das entregas, entre outras. Care entende que a transformação é inevitável e que só prospera quem prospera sem deixar ninguém para trás. Após conquistar selos importantes, a empresa foi alçada a um nível raro: detentora da certificação EWG. A sigla em inglês significa Environmental Working Group ( grupo de trabalho em sustentabilidade, em tradução livre). É o nome de uma organização internacional sem fins lucrativos que usa o poder da informação para proteger a saúde humana e o meio ambiente. Só possuem esse status empresas que certificadas pela qualidade de todos os seus ativos. A única marca brasileira de cosméticos a ter esse reconhecimento é Care!
Para chegar lá elas encorajam fornecedores dos grandes centros ou dos mais remotos rincões da Amazônia, a produzirem com compromisso ambiental e social. E financiaram a transformação dos parceiros. Lu e Paty parecem enxergar que nenhum esforço é demasiado, nenhuma dificuldade é suficiente quando uma empresa quer mudar paradigmas e o mundo, por consequência.
Fazer da sustentabilidade razão de existência e da fé no amanhã essência do trabalho é o que move Care Natural Beauty, que não para de crescer e inovar. O recém lançado lip oil que o diga… Trata-se de um óleo delicado feito especialmente para colorir, tratar e proteger os lábios nesses dias secos ( e o ano todo também!).
A marca revolucionou a cultura de consumo dos produtos de beleza, ao mesmo tempo em que mantém vivas culturas tradicionais que se misturam à história da humanidade. Assim como o exemplo de Care ao semear um mundo mais sustentável pra todos.
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