top of page
Buscar
  • contato98129

Beleza Sustentável: nasce Darvore

Tecnologia brasileira para peles brasileiras

 

Não é mais uma questão ética, filosófica ou biológica. É uma questão de sobrevivência. Preservar o meio ambiente é assegurar a vida das futuras gerações. De gente, de planta e de bichos. 


E não adianta esperar que governos façam a sua parte. Depende das atitudes de cada cidadão preservar o que resta de nossos biomas. É na escolha do que você compra, de como você se locomove, de como descarta seu lixo que reside nossa chance um mundo mais justo e sustentável.

A postura das empresas também faz toda a diferença. É por isso que aqui no HB festejamos tanto empresas que produzem hoje pensando no planeta amanhã, que cuidam da nossa pele e da natureza, ao mesmo tempo, com respeito e ética.

Por isso celebramos a chegada de Darvore ao mercado. Essa marca brasileira nasceu da vontade de se criar produtos com alta tecnologia, ultra naturais e que pudessem levar a bioeconomia da Amazônia a níveis mais altos, produzindo cosméticos com 100% de ativos da biodiversidade de florestas nativas. Sabe o que isso significa? Valorizar as riquezas que o Brasil tem e conservá-las.

 

Produtos que preservam a floresta


As fórmulas são uma combinação perfeita de tecnologia de ponta com conhecimento da nossa biodiversidade. As extrações dos ativos utilizados em cada produto são responsáveis e não dependem da derrubada das florestas. “A copaíba, por exemplo, um ativo que vem sendo muito procurado por suas propriedades curativas. A seiva da copaíba obtida no manejo florestal não mata a árvore, mas extrai uma quantidade menor da copaíba. É um uso sustentável e moderado que fazemos dos ativos ambientais, o que agrega ainda mais valor ao produto final” explica João Tezza Neto, idealizador de Darvore e profundo conhecedor da maior floresta tropical do mundo. Em 2020, João e a sócia e bióloga Andrea Waichman, abriram a Darvore. A matriz da empresa fica em Manaus, capital do estado do Amazonas, mas a marca também tem uma filial em Ribeirão Preto, em São Paulo, na incubadora de tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), a Supera Parque.



Por enquanto a marca tem apenas dois lançamentos, mas que já ganharam nossos corações (e você ainda vai ler muito sobre eles aqui no HB!).  Nano 1 é uma super dose de hidratação. João explica que a loção de hidratação profunda, revela uma capacidade de hidratação de 41% no período de duas horas. Depois de 24 horas da aplicação, pesquisas indicam que a taxa ainda fica em 27%. É levíssima e muito delicada, rapidamente absorvida, sem pesar.


 


Já a Nano 2 faz um eficaz controle de oleosidade, sem ressecar ou danificar a pele.

Minimalismo com máximo efeito

Sabe aquela máxima que diz que menos é mais? Ela tem a ver com o consumismo, e também com o respeito à nossa saúde. Um dos principais fatores para o alto desempenho dos produtos Darvore tem relação com as formulações minimalistas dos cosméticos, 100% nanoestruturadas e que trazem benefícios progressivos para a pele. “Bastam três ou quatro gotinhas aplicadas no rosto para que os ativos penetrem na pele”, indica o empresário que, para desenvolver as fórmulas, se aliou em 2017 ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, o IPT. O Instituto, que é uma referência em pesquisas cientificas no Brasil e América Latina, viabilizou a conquista de recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e, com isso, facilitou o avanço dos estudos na área da bionanotecnologia, que tornaram a criação do “Nano 1” e “Nano 2” possíveis.


“As loções da Darvore são patenteadas e têm as moléculas encapsuladas por manteiga vegetal, e isso é diferente dos produtos da indústria convencional, que utilizam nanocápsulas sintéticas. Esse diferencial auxilia diretamente na eficácia e duração da hidratação e dos resultados de controle de oleosidade prometidos”, explica João.

Tecnologia brasileira é motivo de orgulho para uma nação. A patente das formulações de Darvore é dividida com o IPT, por conta da parceria no desenvolvimento dos produtos. Hoje os produtos são vendidos pelo site da marca e em feiras de temática ambiental. As embalagens, o transporte, tudo é pensado para diminuir a pegada de carbono da marca. Quer ver?


A iniciativa está inserida no Programa Carbono Neutro Idesam, uma instituição séria e reconhecida por apoiar comunidades tradicionais que vivem e preservam a floresta. A parceria de Darvore com o Idesam nasceu com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).


A neutralização acontece por meio do plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF), método que privilegia espécies que tenham valor econômico para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na Amazônia. “Lançar a campanha no dia da Amazônia, 5 de setembro, com essa parceria valiosa, é muito significativo para gente”, conclui o empresário.

 

Mês da Amazônia 

 

Durante o mês de setembro, a Darvore vai além. A venda de cada produto da marca vai gerar a plantação de uma árvore nativa da Amazônia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã , na região Nordeste do Estado do Amazonas, de onde são extraídas as matérias primas com o envolvimento das comunidades ribeirinhas para a formulação dos cosméticos. Ou seja, você compra um produto de qualidade (ou dois...) para cuidar da sua pele com gentileza e ainda ajuda a proteger um dos maiores patrimônios da humanidade. “Como nosso formulação é 100% florestal, à medida que crescemos, cresce também a compra de matérias-primas, e ter a garantia de que a extração delas está sendo feita com práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis é fundamental para a manutenção do nosso negócio”, diz João Tezza Neto.


Darvore nos mostra que é possível produzir sem degradar. É possível e necessário que nossa existência garanta a existência dos que virão. Por isso a marca começa a plantar no presente as sementes de um futuro sustentável. 

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page