top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Historias: História da Amazônia

Fundamental

 

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. 60% dela estão dentro do território brasileiro. Nossa responsabilidade de cuidar desse tesouro é tão imensa quanto a biodiversidade ali guardada.


Por isso é importante que se ensine sobre a Amazônia nas escolas. É fundamental que os brasileiros visitem e conheçam a floresta. Um passo fundamental é dado com “ História da Amazônia: Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI”, de Márcio Souza.


O escritor nascido em Manaus, professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth, faz um trabalho histórico. O livro mergulha fundo na história da Amazônia do período pré-colombiano aos dias atuais, de um dos autores que melhor interpretou a região.


Vamos aos detalhes...A Amazônia, frondosa, pujante, rica, desde sempre atraiu viajantes e exploradores como um local desconhecido e misterioso. A floresta ocupa um lugar privilegiado na obra de Márcio Souza. Unindo suas perspectivas de sociólogo, historiador e crítico literário, ele se dedicou à tarefa de registrar esta História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, abrangendo a totalidade de um território geográfico e histórico entrecortado pelas relações sociais e de poder político de nove Estados-Nação e centenas de etnias, sem esquecer os diversos grupos sociais de interesse, de todos os tamanhos, nacionais e internacionais.


Até agora foi uma história contada, de forma fragmentária, por gente da metrópole, por cientistas da América do Norte e da Europa, por professores oriundos das universidades nacionais, marcando para sempre a forma de ler os fenômenos sociais da região. Mas a história da Amazônia é algo que interessa a todos que decidiram se envolver na sua construção, sejam intérpretes, coadjuvantes ou protagonistas. A região não é apenas uma geografia, e sua história é muito mais que um viveiro de criaturas exóticas de futuro incerto. É a história de uma parte do planeta habitada por seres humanos, que, sendo território geográfico, é também espaço em que a humanidade pode aprender um pouco mais sobre si mesma.


Cobrindo desde o período pré-colombiano até os dias atuais, a obra trata de aspectos biológicos, geográficos e antropológicos. Valoriza a pluralidade étnica e a grandeza dos povos que fazem parte da floresta. Traz também uma dimensão geopolítica e cultural desse pedaço essencial de nosso país. Revela sementes das sociedades que temos hoje e a trajetória de destruição infringida pelos não indígenas à biodiversidade.


Ao analisar os ataques constantemente perpetrados ao meio ambiente, muitas vezes com aval e incentivo das máquinas governamentais, incentiva uma reflexão sobre o que seria uma economia sustentável e a necessidade de buscar alternativas. Com esta “ História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI”, Márcio Souza não apenas preenche uma lacuna bibliográfica, mas reafirma a importância do resgate da memória da Amazônia, buscando aguçar o pensamento crítico dos leitores. Pensando nos fatos que cercam a existência desse bioma podemos refletir sobre nossa participação política, econômica e social em sua preservação.

 

TÍTULO: História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI

AUTOR: Márcio Souza

EDITORA: Record 


 

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page