top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Um Defeito de Cor

Um dos melhores da vida


Há livros que são passageiros, leituras para um momento da vida. Há livros que são eternos. É o caso de “ Um Defeito de Cor”.

Esta obra é uma das melhores que você verá na vida, apesar de registrar um dos capítulos mais desumanos da história. Esta é a fascinante história de Kehinde e sua trajetória heroica da infância, na África, a vida adulta, no Brasil e o retorno a sua terra natal. A africana idosa, cega e à beira da morte, cruza de novo o oceano e suas memórias em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua jornada, marcada por mortes, estupros, violência, escravidão, aprendizado e fé, muita fé. Apesar de toda a dor, de todas as perdas, injustiças, exploração, lágrimas, Kehinde é uma heroína no melhor sentido da palavra. Uma mulher magnífica, cativante, tal qual o livro.


Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, a obra expõe feridas que nunca vão se fechar e traz fatos históricos imersos no cotidiano dos personagens. O talento de Ana Maria Gonçalves nos presenteia com um romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página. A mineira de Ibiá deixou a publicidade para mergulhar nas letras, para a sorte de seus leitores, e revela horrores e amores, crueldade e esperança nessa história incomparável.

“ Os guerreiros conversavam depressa e aos gritos, decerto resolvendo o que fazer, enquanto eu e a Taiwo nos demos as mãos, sem entendermos direito o que estava acontecendo. A minha avó se atirou ao chão diante deles, implorando que fossem embora, que levassem tudo o que quisessem levar, que Olorum os acompanhasse. Eles não a ouviam e falavam de feitiços, de pragas e de Agontimé. Como se já não houvesse sombra sob o iroco, uma outra sombra ainda mais escura e no formato de asas de um grande pássaro passou sobre a cabeça da minha avó. (...)”


Tal como pássaro, Kehinde alça voos incalculáveis. Uma saga brasileira que registra o passado para que ele nunca se repita. Um presente daqueles que se leva para a vida.

TÍTULO: Um Defeito de Cor

AUTORA: Ana Maria Gonçalves

EDITORA: Record

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page