top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias:Um Belo Diploma

Outra obra excelente da autora


Uma existência limitada pela fome, pelas guerras e pela miséria convertida em uma vida frutífera por meio da educação. É essa a história contada em “ Um Belo Diploma”, a saga de algúem que reescreve o próprio destino com letras e livros.


Para tentar salvar uma filha de uma morte certa o pai de Scholastique Mukasonga confiou-a à escola. O fim era obter “belo diploma”, um meio para uma jornada mais segura e digna. Assim, ela não será mais nem tutsi nem hutu. Ela atingirá o status inviolável de “evoluída”.

É justamente para obter um diploma, que a menina é obrigada a tomar o caminho do exílio. Ainda menina, teve que deixar de lado todas as inseguranças e inocências da idade para desbravar um território imenso. Ela passa de país em país, do Burindi à Djibouti, até chegar à França. Passa de ano em ano a correr atrás do saber, sonho dela e de uma família inteira.

Ao longo da travessia, às vezes, as chances prometidas por este papel parecem uma certeza. Noutras, desaparecem como uma miragem, recriando abismos de desigualdade. Mas ao fim, como lhe havia dito seu pai, este “belo diploma” será um talismã, para sempre uma fonte de energia, que permitirá a ela superar a desesperança, a desilusão, o medo e a desventura.


Em “Um belo diploma”, Scholastique Mukasonga volta a nos revelar um mundo de desigualdade e força, volta a nos emocionar com sua própria jornada. Um estilo fluido, pleno de humor, sentimento e até de fantasia, nos brinda com páginas delicadas e potentes, em um relato de perseverança e superação. Suas lembranças registradas no preto e branco do papel transformam passagens dolorosas em imagens belas e inspiradoras. O tal belo diploma é só uma parte delas.


A autora de "Baratas" e "Nossa Senhora do Nilo" se firma como uma das maiores escritoras da atualidade.

TÍTULO: Um Belo Diploma

AUTORA: Scholastique Mukasonga

EDITORA: Nós​


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page