top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Psicoaromaterapia, um caminho para o autocuidado

Uma obra que faz bem à saúde


Frasquinhos delicados e perfumados escondem substâncias poderosas que podem trazer muitos benefícios à saúde. Não é à toa que nos últimos anos a aromaterapia ganhou tantos estudos e tantos adeptos. Na pandemia, a terapia baseada no poder dos aromas naturais extraídos dos óleos das plantas foi conforto e cuidado para muita gente... A prática é uma opção para quem busca complementar os cuidados com o bem-estar físico, emocional e mental.

Com a imensa diversidade de aromas e de tratamentos que a aromaterapia oferece fica difícil saber como e por onde começar. Ou melhor, ficava! Agora, uma obra definitiva promete tirar todas as dúvidas de quem já adentrou o maravilhoso mundo dos cheiros curativos ou se prepara para iniciar uma jornada de conhecimento.


“Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado” é fruto de anos de estudos e dedicação da aromaterapeuta Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia, um dos maiores espaços destinados ao tema do país.

A partir das páginas generosamente explicativas e envolventes, nota-se que a aromaterapia é baseada na fitoterapia, o uso de plantas e derivados vegetais. Ela usa óleos essenciais, geralmente por inalação ou massagem, para promover saúde e trazer benefícios para o nosso corpo, mente e espírito.


O termo ‘aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que, da sua aplicação terapêutica, nascesse uma terapia. O tratamento com aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, é preparada uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.

“Existem poucos materiais profundos sobre o tema e, na maioria, tratam-se de guias práticos de como usar, mas não ensinam como escolher o óleo essencial. O objetivo é incentivar a autonomia, para que cada pessoa consiga identificar o óleo essencial compreendendo profundamente para qual função ele é indicado.” – Daiana Petry, aromaterapeuta

O livro é robusto, repleto de uma imensidão de conhecimento que nos permitem tirar o máximo proveito da sabedoria que vem da natureza. Entende-se que, ao fazer uso dos aromas dos óleos essenciais, as moléculas odoríferas interagem com o sistema límbico do cérebro, que é responsável pelas emoções e memórias. Esse processo pode ajudar a relaxar, aliviar o estresse, melhorar o humor e a qualidade do sono, até mesmo reduzir sintomas de condições físicas.


Para compreender esses efeitos existe a psicoaromaterapia, que se concentra na análise dos efeitos que os óleos essenciais podem ter na mente por meio do sistema olfativo. A obra de Daiana Petry apresenta uma abordagem baseada em estudos neurocientíficos associados à prática clínica. O leitor encontrará uma gama gigantesca de referências da literatura científica, mas também aproveitará de uma linguagem fluida, fácil e íntima. Isso faz deste livro ideal tanto para quem está apenas iniciando a jornada como aromaterapeuta, como para aromaterapeutas profissionais, ou também para quem simplesmente busca um direcionamento de autocuidado de forma natural e segura.

“Sentia falta de um livro que apresentasse experiência clínica e estudos científicos de mãos dadas. Meu objetivo é contribuir com o crescimento da aromaterapia aplicada de forma profissional e acredito que o objetivo foi mais que atingido” – Daiana Petry

A autora é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência, fundadora da Harmonie Aromaterapia, professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa que leva seu nome. “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado” ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural, a tratar o mal-estar, a insônia, a melhorar nossa imunidade. Um mar de conhecimento que nos acolhe e nos prepara para descobrir as vantagens dos óleos ricos da natureza e usá-los em benefício próprio, em busca de mais qualidade de vida e harmonia.

TÍTULO: Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado

AUTORA: Daiana Petry

EDITORA: Instituto de Aromaterapia Daiana Petry

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page