top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Os Anos

Uma obra magistral


Quanta história pode ser eternizada em uma fotografia? As mudanças do mundo, da moda aos costumes, da política à gastronomia, da educação ao transporte são narradas com maestria em “ Os Anos”. A partir de imagens registradas em luz e sombra a genial Annie Ernaux narra como a vida das mulheres se transformou ao longo do século XX.


A ganhadora do Nobel de literatura, uma das principais escritoras francesas da atualidade empreende neste livro a ambiciosa e bem-sucedida tarefa de escrever uma autobiografia impessoal. Aliás, uma autobiografia geracional. Com ousadia e precisão estilística, com beleza e exatidão, ela lança mão de um sujeito coletivo e indeterminado, que ocupa o lugar do eu para dar luz a um novo gênero literário, no qual recordações pessoais se mesclam à grande História da humanidade, numa evocação do tempo única.


Nascida em 1940, em uma pequena cidade no interior da França, Annie, linda e talentosa, pertence a uma geração que veio ao mundo tarde demais para se lembrar da guerra, mas que foi receptora imediata das recordações e mitologias familiares daquele tempo. Uma geração que nasceu cedo demais para estar à frente do turbilhão de Maio de 68, mas que ainda assim viu naquelas manifestações a possibilidade dos mais jovens de uma liberdade que por pouco não pode gozar. A emancipação das mulheres, a metamorfose das cidades, a revolução sexual, a chegada da tv, a arte em efervescência... Está tudo ali, imortalizado nas páginas bem escritas e emocionantes.

Pela prosa original e única da autora, vemos o correr de seis décadas de acontecimentos e mutações, entre eles a Guerra da Argélia, a revolução dos costumes, o nascimento da sociedade de consumo, as principais eleições presidenciais francesas, a morte de Sartre, a virada do milênio, o 11 de Setembro e as inovações tecnológicas, signo sob o qual vivemos até hoje.

Finalista do International Booker Prize e vencedor dos prêmios Renaudot na França e Strega na Itália, “ Os anos” parece ser mais que um livro. É uma meditação filosófica poderosa, uma saborosa crônica de seu tempo, um testemunho do viver.

TÍTULO: Os Anos

AUTORA: Annie Ernaux

EDITORA: Fósforo ​


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page