Uma obra magistral para entender nosso país. “ O povo brasileiro - a formação e o sentido do Brasil” foi maior desafio do grande antropólogo, político, intelectual e pensador (para dizer o mínimo) Darcy Ribeiro.
Nos anos 40 já perambulava pelo pantanal e Amazônia abraçando os saberes dos povos originais. Ao lado da mulher, a também antropóloga Berta Ribeiro montou uma coleção de plumárias de diversas etnias depois de viver com indígenas do Pará e Maranhão.
Um homem que criou a universidade de Brasília, o Museu do Índio, no Rio de Janeiro, foi um dos idealizadores do Parque Indígena do Xingu, a primeira terra indígena demarcada pelo governo federal em 1961. Foi ministro da educação e da casa civil de João Goulart. Com o golpe militar se exilou por quase 20 anos e foi assessor de Salvador Allende, então presidente do Chile. Era amigo do poeta Carlos Drummond de Andrade, do educador Paulo Freire, a quem Darcy se referia como " Paulinho, meu irmão."
Foi vice -governador do Rio de Janeiro na administração de Leonel Brizola. Trabalhava muito pra realizar grandes sonhos. E todos eles passavam pela educação.
O menino de Montes Claros, em Minas Gerais, tornou-se um homem que pensou o Brasil. Este livro é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Que possamos ler sua obra e fazer do seu exemplo caminho de possibilidades para um mundo mais justo e verde.
“ Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque é mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta a convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra”.
TÍTULO: O povo brasileiro - a formação e o sentido do Brasil
AUTOR: Darcy Ribeiro
EDITORA: Global
Comments