A dureza de uma vida cheia de obstáculos para quem nasce mulher. As injustiças, o racismo, a intolerância religiosa, o preconceito. Problemas da realidade, não é de hoje, que compõem o cenário desta ficção inesquecível.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Mathilde, uma jovem alsaciana espirituosa, se apaixona por Amine, um belo soldado marroquino do exército francês. Após a guerra, o casal se instala no Marrocos, em Meknés, uma cidade militarizada e com forte presença de colonos franceses. Enquanto Amine se dedica à lavoura e tenta trabalhar as terras rochosas e ingratas herdadas do pai, Mathilde rapidamente se sente sufocada pelo clima e pela cultura do novo país, tão diferente da sua.
Sozinha, diminuída e isolada na fazenda com os dois filhos, ela sofre com a desconfiança que inspira como estrangeira, com a solidão e a falta de dinheiro. Como se não bastasse, tensões sociais e religiosas assolam seus dias e sua rotina. Até que, diante da incerteza sobre os resultados do trabalho árduo do marido e cansada de se sentir oprimida, ela tenta costurar para si mesma uma nova narrativa, envolvendo-se na nova comunidade, estabelecendo novos laços.
“ O país dos outros” acompanha seus passos por uma década de transformações, tecendo fragmentos de beleza em meio a uma história turbulenta e sensível. O período que coincide com a ascensão inevitável dos conflitos e da violência que levaram, em 1956, à independência do Marrocos é descrito, entremeado pelo desejo de viver de uma mulher forte e de quem divide com ela o tempo e a geografia. Ambientado nesse cenário fervilhante, os personagens deste romance constantemente se debatem com o fato de todos se encontrarem “no país dos outros”: franceses, marroquinos, soldados, camponeses e exilados. Uma terra conhecida até as entranhas pela autora desta obra. Leïla Slimani nasceu em 1981 em Rabat, no Marrocos. Escreveu sucessos como “ No jardim do ogro” e “Canção de ninar”, vencedor do Goncourt 2016.
“ O país dos outros”, publicado originalmente em 2021, é o primeiro de uma trilogia sobre raça, resiliência e independência. É o retrato de uma época de desafios e descobertas, sobretudo para as mulheres como Mathilde, que vivem na terra dos homens, lutando pela própria emancipação e pela própria vida.
TÍTULO: O país dos outros
AUTORA: Leïla Slimani
EDITORA: Intrínseca
Comentarios