A Beleza das Histórias: O Feitiço da Ilha do Pavão
- contato98129
- 6 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Um grande autor, que soube fazer das letras companheiras de vida. João Ubaldo Ribeiro é um mestre da literatura brasileira. De sua mente engenhosa saíram tantos clássicos da nossa literatura contemporânea, como Sargento Getúlio e O sorriso do lagarto. Em especial gostamos de “ O feitiço da ilha do Pavão”. Essa é daquelas histórias que você começa e termina de ler em um fôlego só.
Publicado originalmente em 1997, ele retoma a dimensão histórica de “ Viva o povo brasileiro” para narrar uma jornada bem brasileira, uma epopeia ágil, bem-humorada, envolvente dos habitantes de uma ilha imaginária na costa da Bahia, na época do Brasil colonial. A ilha do Pavão, de geografia fantástica e desejo de realidade, é o microcosmo de uma sociedade de colonizadores portugueses, índios e negros, misturados e unidos na vontade de viver.
Mas esse mundo ficcional criado por Ubaldo alcança um patamar ainda maior: é a representação de um povo, com seus matizes, desavenças, desejos, seus pontos de tensão, suas glórias.
É bem mais que um romance histórico, não que isso seja pouco. É um mergulho na própria identidade brasileira, da maneira que só João Ubaldo é capaz de nos conduzir. A riqueza da língua em diálogos vivazes, a riqueza de nossa gente, de nossa terra estão ali, naquelas páginas, descritas com um colorido e uma precisão que só um gênio é capaz.
TÍTULO: O feitiço da ilha do pavão
AUTOR: João Ubaldo Ribeiro
EDITORA: Alfaguara
Comentarios