top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: O Espetáculo das Raças

Essencial para compreensão da nossa história


Para a gente se entender como uma nação precisamos conhecer nossa história, e as diversas histórias que compuseram nossa nação. Por isso, “ O Espetáculo das Raças” é uma ferramenta essencial para pensarmos o Brasil de ontem, de hoje e de amanhã.

A imagem do Brasil no final do século passado era a de um grande laboratório racial. É só dar uma olhada nas pinturas registradas por artistas europeus, nos livros escritos por aqui. Construída pelos inúmeros viajantes que aportavam em terras brasileiras, a alusão a um país de raças híbridas encontrava boa acolhida entre nossos intelectuais - juristas, médicos, literatos, naturalistas. A gente cresceu ouvindo que aqui as diferentes raças conviviam em plena harmonia, mas os deveres, os direitos, as oportunidades nunca foram iguais.


Como entender, no entanto, que esses mesmos pensadores tenham feito das teorias raciais deterministas e evolutivas o seu baluarte intelectual, espalhando pela sociedade brasileira noções de superioridade racial e o estigma do pessimismo quanto ao futuro de uma nação mestiça?


Lilia Moritz Schwarcz escreveu sua própria história estudando os fundamentos de nossa sociedade racista e desigual. Ela é professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar na Universidade de Princeton. Nesta obra, a autora assume o desafio de destrinchar documentos raros e muitas vezes inéditos do final do século XIX e início do século XX. Por meio deles, traduzir a compreensão da mentalidade de uma época em que conviveram o liberalismo político e o racismo oriundo das várias escolas darwinistas. Ela coloca em xeque o mito da democracia racial e evidencia a existência de um “racismo à brasileira” que contempla a ideia de inclusão cultural, mas com absoluta, extrema e cruel exclusão social.


Este é um livro para se ter na estante, para se ler e reler, para aprendermos com o passado a não repetir erros e a valorizar as diferenças.

TÍTULO: Lilia Moritz Schwarcz

AUTOR: O Espetáculo das Raças

EDITORA: Companhia das Letras

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page