Não se pode dizer que se conhece a literatura brasileira sem passar pela obra de Carolina Maria de Jesus. Ela é necessária, fundamental, hoje e sempre.
Reconhecida por seus cadernos autobiográficos, ela ultrapassa limites com sua escrita potente. A prova é a vasta produção literária dos mais diversos gêneros, que atravessa o tempo.
“ O escravo”, romance inédito escrito na década de 1950, nos revela a verve ficcionista da autora de “Quarto de despejo” e “Casa de alvenaria”. Os protagonistas dessa história são os primos Rosa e Renato, que, embora apaixonados, acabam seguindo caminhos distintos, sobretudo por pressão da família abastada do rapaz. O texto é resgatado e estabelecido diretamente do manuscrito original, conservando o projeto literário e estético da autora, e acompanha prefácio de Denise Carrascosa e posfácio de Fernanda Silva e Sousa.
"Somos escravos de tudo que desêjamos possuir. Ninguem é livre neste mundo." Neste romance, Carolina Maria de Jesus apresenta uma história de amor e desilusão entre dois jovens de classes sociais distintas e tantos sonhos em comum. Uma obra mordaz, viva, e tão sensível. Um presente para o Natal e para a vida
TÍTULO: O Escravo
AUTORA: Carolina Maria de Jesus
EDITORA: Companhia das Letras
Comments