Você já ouviu falar de Édouard Louis? O escritor nascido na França, em 1992 está entre os grandes expoentes da literatura atual e seus livros estão entre nossas obsessões... Cada leitura é, ao mesmo tempo, impregnada da dureza da realidade e de uma sensibilidade única.
Na desigualdade das fronteiras sociais, a diferença de classes se torna um abismo escancarado em suas obras. A homossexualidade e as injustiças são retratadas por meio de uma escrita honesta e afiada, marcada por altas doses de crítica social e política.
Em “Monique se liberta” ele narra, com doçura, apreensão e admiração, os esforços da mãe para se desvencilhar de um casamento abusivo. Monique se veste de coragem, pede socorro ao filho e decide deixar para trás o passado de violência. E ela não é uma estreante no assunto... Este texto é filho de “ Lutas e metamorfoses de uma mulher”, em que o autor traça a história de libertação da mãe do casamento abusivo com o pai dele.
Na presente obra, mais uma transformação de Monique, mais um capítulo da luta dessa mulher de 55 anos pelas rédeas do próprio destino. Da origem humilde e operária da família às humilhações, da falta de estudos às portas fechadas e oportunidades inexistentes. O filho descreve como a mãe se vê capaz de pedir ajuda, de dar um basta ao abusador e de, enfim, se libertar.
Lindo!
TÍTULO: Monique se liberta
AUTOR: Édouard Louis
EDITORA: Todavia
Comments