top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Minha Ucrânia

Olhar o passado pra entender o presente


A guerra está acontecendo de verdade, ceifando vidas na Ucrânia. “Minha Ucrânia” mistura memórias e suspense e nos ajuda a entender esse país distante e com uma história tão rica.


Nascida da união de uma ucraniana com um russo, Victoria Belim cresceu acostumada com a diversidade e se adaptou facilmente quando emigrou para os Estados Unidos, aos 15 anos. Já adulta e morando em Bruxelas, em 2014 Belim acompanhou pelos noticiários a escalada dos conflitos entre Ucrânia e Rússia e percebeu a urgência de saber mais sobre seu país de origem ― e, por consequência, sobre si mesma.


Uma vez chegando na casa da família, em Bereh, onde a avó, Valentina, ainda morava, as memórias de infância correndo pelo pomar e ouvindo as histórias dos bisavôs ressurgiram com força. Combinada com a vontade de reencontrar suas raízes estava a curiosidade de descobrir o que teria acontecido a um tio-avô desaparecido na década de 1930. Por que ninguém falava sobre Nikodim? Como uma pessoa poderia simplesmente desaparecer?


Enquanto reunia pequenas pistas ao longo das diversas viagens que fez à Ucrânia, Belim precisou enfrentar a realidade de uma burocracia pós-soviética que ainda permeava departamentos governamentais e a insistência familiar em não falar sobre o passado.


Ao ter acesso, enfim, aos arquivos do tio-avô, Belim não apenas compreendeu a força das histórias, como também que mentiras e verdades são questões de perspectiva e que acontecimentos passados podem afetar profundamente o presente de inúmeras pessoas.


“ Minha Ucrânia” foi trazido ao Brasil pela Editora Record e oportunamente apresenta a vida de quatro gerações de uma família multicultural. A autora descreve com maestria a complexidade histórica de um país e um povo marcados por conflitos e desigualdades, mas também por esperança e cultura.


Que tal tentar entender hoje olhando para o ontem?


TÍTULO: Minha Ucrânia

AUTORA: Victoria Belim

EDITORA: Record

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page