top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Medo da Consciência Negra

Um livro magnífico


A leitura tem o papel de nos fazer pensar sobre as ideias dos outros, de novos trazer novos olhares, para outros horizontes. Lewis R. Gordon nos permite isso. Este grande pensador político é chefe do departamento de filosofia da Universidade de Connecticut e uma das grandes autoridades atuais nos temas relacionados ao racismo.


Em “Medo da Consciência Negra”, o filósofo afro-judeu estabelece que a consciência negra, com inicial minúscula, distingue-se da consciência Negra, com maiúscula. A primeira se limita à percepção, por parte de pessoas negras, de que são discriminadas e oprimidas, e é basicamente passiva. Já a consciência Negra é ativa: apela para uma ação que combata e supere os fundamentos do racismo estrutural. Neste livro, a partir do estudo do surgimento da noção eurocêntrica e colonialista de "raça", Gordon percorre as inúmeras formas de emergência da consciência Negra nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, bem como as reações a ela, muitas vezes insidiosas e pouco perceptíveis. O quadro traçado aqui é complexo e surpreendente, revelando as fissuras e divergências no próprio seio das comunidades afrodescendentes.


Com o olhar atento para movimentos contemporâneos, como o Black Lives Matter, e para as produções recentes da indústria cultural, Gordon debate e atualiza ideias de pioneiros como W. E. B. Du Bois e Frantz Fanon para abordar o antirracismo em suas articulações com outras questões de identidade e pertencimento: de gênero, classe social, ideologia política, religião etc. Os temas da discriminação e opressão racial encontram aqui aquela que talvez seja sua abordagem mais abrangente, radical e original, exposta numa linguagem clara e envolvente. O livro, trazido ao Brasil com muita sabedoria pela editora Todavia, já surge como um clássico, único, profundo , que vale a pena em casa palavra.


TÍTULO: Medo da Consciência Negra

AUTOR: Lewis R. Gordon

EDITORA: Todavia

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page