top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Mata Doce

Um dos grandes livros da literatura brasileira


Um dos melhores livros que você vai ler este ano... ou no ano que vem. No primeiro romance que assina com o próprio nome, Luciany Aparecida narra, com uma beleza singular, uma prosa cheia de poesia e força, os trágicos acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia. “Mata Doce” é um convite ao mergulho dentro da obra e de nós mesmos.


Um romance épico, delicado e poderoso, bem escrito e envolvente. Passado e presente entrelaçados em uma obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea.


Entender Maria Teresa não é simples. Ela vive com suas mães num casarão antigo, cheio de histórias de seus antepassados, de frente para um lajedo de pedra. Pelo peitoril, corre um roseiral, apenas com rosas brancas, e, no caminho diante da casa, passam personagens memoráveis: Mané da Gaita, músico e vendedor de doce, e sua cadela Chula; Lai, ex-prostituta e sua madrinha; os gêmeos Cícero e Antônio, filhos do dono da venda; Toni de Maximiliana, vaqueiro matador de gado, filho da sacerdotisa Mãe Maximiliana dos Santos; e Zezito, único filho homem de Luzia, e por quem Maria Teresa se apaixona e planeja se casar.

Ao experimentar o vestido de noiva num sábado de festa, um dia antes do casamento, uma tragédia envolvendo um fazendeiro violento e arbitrário atinge Maria Teresa e muda sua vida para sempre. Narrando o drama que se torna central, ela vai pouco a pouco desvelando ao leitor os sentimentos mais profundos dos que habitam Mata Doce. Surgem então, numa delicada costura narrativa, antigas rixas familiares, segredos do passado, sentimentos clandestinos e muitos mistérios.


Um presente inesquecível para o Natal e para a vida.

TÍTULO: Mata Doce

AUTORA: Luciany Aparecida

EDITORA: Companhia das Letras​

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page