top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Paul Gauguin no MASP

Atualizado: 7 de ago. de 2023

Exposição imperdível (Foto: divulgação )

Programa de férias? Visitar os nossos museus e perceber diversos mundos (e diversas visões de um mesmo mundo) se abrirem frente aos nossos olhos. É isso que se setnte ao visitar Paul Gauguin: o Outro e Eu, exposição primorosa em cartaz no Museu de Arte de São Paulo Assis Cheateubrinand, o MASP.

Perambular pelos corredores frente às obras desse gênio da pintura é, antes de tudo um privilégio. Francês pós-impressionista , Gauguin pintava o naturalismo com ênfase nas cores e emoções. A mostra reúne 40 obras – 21 pinturas e 19 gravuras.

A exposição chamada de "Paul Gauguin: O outro e eu", critica a visão do artista sobre os outros baseado na objetificação e no estereótipo de mulheres exóticas para ele.

Paul Gauguin (1848-1903) é até hoje considerado um dos mais importantes artistas modernos surgidos na França no século 19. Ao sair da Europa se permitir olhar para outros povos ele renovou a pintura incorporando referências de imagens do “outro”, fora do panorama cultural europeu. Os quadros expostos no Brasil explicitam paisagens e personagens do Taiti, a ilha no oceano Pacífico que integra a Polinésia Francesa.

“Mulheres de Taiti na Praia”

As belezas cênicas, o colorido tropical, as mulheres encantadoras estão retratadas naprimeira exposição a abordar de maneira crítica a problemática relação do artista com esse “outro”, o ser fora da Europa tradicionalmente registrada.



No período em que Gauguin viveu na Polinésia Francesa, retratou o cotidiano da ex-colônia francesa muitas vezes sexualizando as mulheres. Isso fica claro na obra “Duas mulheres taitianas”.

“Manao Tupapau”


Há também o pintor por ele mesmo. Na obra "Autorretrato (Perto do Gólgota)", Gauguin se apresenta como Jesus Cristo às vésperas da morte. Uma maneira de se afirmar como um artista revolucionário e incompreendido.

Vale a visita para se refletir sobre o que era o outro para Gauguin e o sobre como vemos o outro também...

Serviço

Paul Gauguin: o Outro e Eu

Quando: até 6 de agosto. Às terças, das 10h às 20h a entrada é grátis. De quarta a domingo, das 10h às 18h, ingressos entre R$ 30 e R$ 60

Mais detalhes você confere no site: masp.org.Br

(Exposição encerrada)


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page