top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Luiza Trajano-Mulher do Brasil

Um Livro forte, sobre uma mulher sem igual


Impressionante. Assim é Luiza Helena Trajano, a famosa empresária à frente do Magazine Luiza. Um livro que descreve a vida desta mulher incrível não poderia ser nada menos. Refazendo a trajetória não só de Luiza Helena, mas também de sua inspiradora família, particularmente da querida Tia Luiza, que deu nome à loja, o jornalista Pedro Bial conquista o leitor com esta envolvente biografia de uma das mulheres mais influentes do Brasil.


Natural de Franca, interior de São Paulo, Luiza Helena Trajano carrega o trabalho em seu DNA e tem em sua tia, irmã de sua mãe, uma mentora e conselheira. É a partir dessa relação que ela inicia sua carreira profissional no negócio da família e, aos poucos, vai se tornando o sucesso que é hoje.


De linguagem simples e envolvente, a biografia desta mulher poderosa que é Luiza Helena vai sendo construída em meio a depoimentos, relatos, diálogos, fotos e outros registros pessoais que contribuem para tornar o percurso desta leitura tão prazeroso. Oferece também preciosas dicas de administração, de negócios, de trabalho em equipe, de generosidade e de sabedoria de vida.

“ (...)A década de 1980 marca o inicio da expansão do Magazine. Com seu empreendimento, Luiza Heleza também se abre para o mundo. Conhece novos lugares, novas pessoas, outras maneiras de ver a vida, outras formas de estar no mundo.

Intensa até para comer uma jabuticaba, com Luiza não tem small talk, conversa de salão. Quando em um lugar, ali ela está, íntegra e integral toda a sua atenção, inteira presente no tempo presente. Expondo-se ao mundo com um destemor que vai expor, inevitável que Luiza Helena se dê conta de suas limitações, que seja exigida e exija, que olhe para dentro para se autoexaminar (...).”


Luiza é uma força da natureza. Uma mulher motivada não só para os negócios, mas sim para transformar o mundo. Não é à toa que empresária Luiza Helena Trajano foi a única brasileira presente na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta da revista Time, em 2021. Luiza esteve entre os destaques da categoria "Titãs", com profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Ao seu lado estão nomes como a ginasta americana Simone Biles, a premiada autora Shonda Rimes, o jogador de futebol americano Tom Brady e o presidente-executivo da Apple, Tim Cook.


A tradição da revista Time é de que outras personalidades escrevam uma introdução dos indicados. No caso de Luiza Trajano, o texto é assinado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e rasga elogios a ela.

"Em um mundo de negócios ainda dominado por homens, a brasileira Luiza Trajano conseguiu transformar o Magazine Luiza, que começou como uma única loja em 1957, em um gigante do varejo de dezenas de bilhões. É uma grande conquista — uma entre muitas", escreve Lula.


Ele não exagerou. Luiza Trajano liderou o grupo de empresários que trabalhou para promover a ampliação da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, durante a pandemia. Foi o rosto à frente do movimento Unidos pela Vacina, que pretendia mobilizar a iniciativa privada em ações de apoio ao governo, em todas as esferas, para facilitar a chegada dos imunizantes a todos os brasileiros.

É também cara a ela a questão do fim do machismo. Luiza é a líder do grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 95 mil participantes no Brasil e no exterior, para lutar por políticas públicas e de negócios focadas em direitos iguais, trabalho, segurança, educação e saúde de qualidade.

Que a história dessa corajosa mulher inspire brasileiras e brasileiros de todos os cantos a arregaçarem as mangas e trabalharem por suas famílias, por seu bairro, por sua cidade e por seu país.

TÍTULO: Luiza Helena – Mulher do Brasil

AUTOR: Pedro Bial

EDITORA: ‎ Gente


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page