top of page
Buscar

A Beleza das Histórias: Laços de Família

  • contato98129
  • 31 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura
Um clássico


Clarice Lispector faleceu em 1977, mas como se mantém atual e única… Nasceu Chaya Pinkhasivna Lispector, na Ucrânia para se tornar uma escritora e jornalista que mudou o rumo da história das letras no Brasil. Escreveu romances, reportagens e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX . Seus contos também são marcantes, como os treze que compõem esta coletânea lançada pela editora José Olympio.


“Laços de família” contém algumas das obras-primas da narrativa curta brasileira. Neles, os personagens são sempre surpreendidos por uma modalidade perturbadora do insólito, no meio da banalidade de seus cotidianos.

Clarice cria situações onde uma revelação, que desconstrói e ameaça a realidade, desvela a existência e aponta para uma apreensão filosófica da vida. A autora trata a solidão, a morte, a incomunicabilidade e os abismos da existência através da rotina de dona de casa ("Devaneio e embriaguez duma rapariga", "Amor", "A imitação da rosa"), do mergulho trágico em uma festa familiar nos 89 anos da matriarca ("Feliz aniversário"), da domesticação da natureza mais selvagem das mulheres ("Preciosidade", "O búfalo"), ou dos pequenos crimes cometidos contra a consciência, como o drama do professor de Matemática diante do abandono e da morte de um animal.


TÍTULO: Laços de Família

AUTORA: Clarice Lispector

EDITORA; José Olympio

 
 
 

Comments


bottom of page