top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Balada de Amor ao Vento

Amor, do começo ao fim


Paulina Chiziane é com certeza uma das maiores autoras do nosso tempo. A moçambicana, vencedora do Prêmio Camões de Literatura em 2021, estreou nos romances com “Balada de Amor ao Vento”.


E não é exagero chamar de romance com letra maiúscula. Este livro conta a história de amor de Sarnau e Mwando ao longo de uma vida inteira de encontros, desencontros, tragédias e glórias. Fala dos sonhos de cada um deles e de cada um de nós.


É uma obra pioneira por ser o primeiro romance publicado por uma mulher em Moçambique, mas também por trazer a semente do que a autora viria a construir em seu outro livro, “Niketche”.


No dia mais bonito do mundo, Sarnau vê Mwando pela primeira vez. Movida pela força da natureza e de sua juventude, ela se apaixona de corpo e alma. Ele tambem, mas a abandona. No correr do tempo, eles se envolvem em uma história de amor que tem a relva como cenário, o vento como melodia, e promessas celebradas de uma vida inteira juntos.


“Tudo começou numa tarde em que a natureza enviou mensagens estranhas a todos os habitantes. As borboletas negras voaram pelos campos e, na nossa casa, uma codornis esvoaçou, solitária, caindo no meio do quintal. Levantaram-se vozes dia! E as mentes que darão pensativas. As nuvens cobriram o céu, Azar aves voaram baixo e os gala-galas enfiaram se nos abrigos pressagiando a tempestade. A noite caiu grávida de todos os mistérios”.


Em um relato cheio de poesia, de beleza, quase espiritual, Sarnau narra uma jornada de escolhas e renúncias, o desamparo e o privilégio de uma sociedade onde certas tradições afetam diretamente a autonomia, a existência e a felicidade da mulher.


“Balada de amor ao vento” é uma história de amor e perda, de reis e rainhas, de riqueza e pobreza. Uma história do que é vital para a sobrevivência dos seres humanos. As palavras de Paulina Chiziame são.


TÍTULO: Balada de Amor ao Vento

AUTORA: Paulina Chiziane

EDITORA: Companhia das Letras

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page