top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Antes de Nascer o Mundo

Palavras de uma beleza estonteante


Mia Couto é um encantador de pessoas. Desses que enfeitiçam com palavras. Abrir as páginas de “ Antes de Nascer o Mundo” é ter, por escrito, a prova disso.


O livro lançado em 2016, narra a história de homens que querem fundar um mundo novo. Jerusalém, ermo encravado na savana, em Moçambique, abriga cinco almas apartadas das gentes, das realidades e cidades do mundo. Ali, ensaiam um arremedo de vida: Silvestre e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, mais o Tio Aproximado e o serviçal Zacaria.

O passado para eles é eclipsado por um presente nessas novas terras. E o futuro se afigura inexistente. Silvestre afiança aos filhos e ao criado que o mundo acabou e que a mulher - qualquer mulher - é a desgraça dos homens.


Mas um belo dia os donos do mundo voltarão, para a revolta de Silvestre, para reivindicar a terra de Jerusalém. E não só isso: uma bela mulher também virá antecipar a tragédia, agitar a inércia dos dias solitários daqueles homens. Tantos renascimentos, tantas redescobertas surgem a partir desse encontro.


Mia Couto é um dos preferidos desta coluna e do mundo. É um dos maiores expoentes da literatura africana de expressão portuguesa. Moçambicano, biólogo de formação, amante da natureza e da escrita inventiva do brasileiro Guimarães Rosa, ele é um artista investido do poder mágico e poético das palavras. Mas é da alma do povo de seu país, bela, trágica, alegre, sofrida, enigmática, que este poeta da prosa extrai seu ouro universal. As vidas criadas por ele, investidas de beleza e de tristeza, de profundidade e sonhos, são a chama para repensarmos, no Brasil ou em qualquer lugar, a nossa própria existência.

TÍTULO: Antes de Nascer o Mundo

AUTOR: Mia Couto

EDITORA: Companhia das Letras​


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page