Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: Anos de Chumbo e Outros Contos


Palavras precisas

Chico Buarque é um poeta. Talvez um mundo não conheça outro letrista com tamanho talento. E para a felicidade dos fãs esse poeta/cantor/ músico estendeu sua arte para a literatura també.

Seu livro Estorvo , sucesso retumbante, mexe com as estruturas de nossa mente. Budapeste está entre os livros preferidos da repórter que vos escreve.

Romances como Leite Derramado e Essa gente são inesquecíveis.

Bem, chegou a hora de nos deleitarmos com outras fabulosas prosas de Chico. Nesse “Anos de Chumbo e Outros Contos” vemos histórias emocionantes e perturbadoras. Vemos personagens imensos em si mesmos e, ao mesmo tempo, tão humanos quanto você e eu. Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Uma moradora de rua solitária, um fã fervoroso de Clarice Lispector (que realmente somos!) . Vivemos através do olhar de Chico um desatino familiar, um passeio por Copacabana, a primeira viagem de um casal, as agruras de um lar em guerra. Imersos na elogiada atmosfera da ficção de Chico Buarque, caracterizada pela agudeza da observação e a oposição frequente entre a poesia da vida real e a comédia da vida real, os oito contos que formam este volume conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana.

Com alusões ocasionais à barbárie do presente (por si só bem pior do que a imaginada pela literatura!) o autor ergue um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama. Em "Anos de chumbo", Chico Buarque comprova mais uma vez seu conhecido domínio da linguagem a serviço da concisão da forma. O resultado é arrebatador. Nesses tempos brutos, as palavras de Chico soam como sopros de coragem.

TÍTULO: ANOS DE CHUMBO E OUTROS CONTOS

AUTOR: Chico Buarque

EDITORA: Companhia das Letras

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo