top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: A Vegetariana

Perturbadoramente lindo

Um livro perturbador. em todos os sentidos. Uma leitura que causa reflexão. " A Vegetariana" , da coreana Han Kang, mexe com nossos instintos e se tornou motivo de orgulho no país depois que a autora se tornou a primeira sul-coreana a vencer o Man Booker Prize, uma das mais prestigiadas premiações literárias do mundo.


Aqui no Brasil, a obra chegou pela editora Todavia, em 2018, e foi traduzida para o português pelo sul-coreano Jae Hyung Wo, bem fiel ao texto original.


‘A Vegetariana’ narra a história de Yeonghye por três pontos de vista diferentes: do marido, da irmã e do cunhado. A protagonista tem sua vida virada de cabeça para baixo ao decidir parar de comer carne, o que desperta revolta na família. o motivo? Pesadelos constantes e perturbadores.

Primeiro, o marido expõe todo o seu machismo e a necessidade de controlar a esposa. Depois, o cunhado mostra uma versão sexualizada da personagem.


Objetificando Yeonghye, ele revela sua forma violenta de explorar as mulheres que o cercam. Quando estende suas demandas para a cunhada, já repleta de traumas, vemos uma mulher que conviveu com violência a vida toda se revelar mais uma vítima. Por fim, temos a visão emocionante da irmã mais velha de Yeonghye, permeada de culpa e dor. É ela que revela uma infância de amargura, falta de cuidado e insegurança.

Pela jornada de Yeonghye a autora descreve a vida de uma mulher que não fala por si mesma, que atravessa décadas não fazendo nada além de suportar atrocidades. ou seja, a vida de milhares de mulheres, na Coreia do Sul, no Brasil e no mundo inteiro.


TÍTULO: A Vegetariana

AUTORA:Han Kang

EDITORA: Todavia

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page