top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: A Secura dos Ossos

Fundamental, como conservar a Amazônia , é a obra de Sandra Godinho


A beleza de uma cultura ancestral que sobrevive em harmonia com a natureza e a tragédia (in)justificada pela exploração. A grandeza da maior floresta tropical do mundo e a pequenez da ganância que fomenta o garimpo ilegal e o desmatamento. A delicadeza de uma menina que se torna mulher e a brutalidade com que encaramos o diferente. Os antônimos da vida são reescritos por Sandra Godinho, em “ A Secura dos Ossos”.

Nas entranhas de Roraima acompanhamos a saga de Tainá em busca das próprias raízes. A menina que cresce sem mãe, sem passado, sem futuro, busca descobrir um presente só para ela. Sai, ao lado do jovem Tião, pelas águas da Amazônia. Deixa para trás uma terra onde só se vive em função da morte, e encontra-se plena, pulsante, potente, entre o povo Yanomami, que vive em defesa da vida.

Em contato com aquela nova cultura, Tainá entende que o tempo dela era outro, que as raízes dela eram outras. Uma mulher intensa, que aceita e acolhe a beleza da existência dos outros seres vivos e passa a governar a própria vida em transição. Uma mulher que aprende e apreende a sabedoria de um povo inteiro, que luta pelos que escolheu chamar de seus.

A história fantástica de Tainá e Tião toma emprestada da vida real fragmentos dolorosos da história do Brasil e do descaso do Estado para com os povos originários. Um livro de uma beleza única, essencial em sua pluralidade.

Inesquecível para quem quer desbravar a Amazônia sem sair do lugar, para quem quer conhecer mais sobre o povo Yanomami, para quem acredita no poder inquestionável da literatura de transformar vidas.

Com certeza uma das obras mais lindas, mais viscerais e necessárias que você já leu.

TÍTULO: A Secura dos Ossos

AUTORA: Sandra Godinho

EDITORA: Patuá

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page