A Beleza das Histórias: A Paixão Segundo G.H.
- contato98129
- 8 de abr.
- 2 min de leitura

Pense na realidade das mulheres na década de 1960. Clarice Lispector escancara todas as angústias, os medos , dúvidas e desejos de muitas delas em “A paixão segundo G. H.“. Para muitos considerado o melhor livro de Clarice, poderia ser resumido como uma obra sobre uma mulher que tem uma crise existencial após se deparar com uma barata, mas ele vai muito além disso. É a partir desse encontro que a protagonista G.H. começa a refletir sobre a sua vida, sua história, após demitir sua empregada doméstica, Janair, e ficar sozinha em sua cobertura, repleta de privilégios.
Privilégio também é mergulhar nas palavras sensíveis, na alma dessa autora que ainda seduz leitores no Brasil e no mundo.
Capítulo por capítulo, ela cria uma corrente desenfreada de pensamentos e lembranças que nos faz questionar a nossa existência e a nossa relação com a vida.
“Ouve, por eu ter mergulhado no abismo é que estou começando a amar o abismo de que sou feita”.
Ainda é possível refletir sobre a invisibilidade da mulher negra, já que Janair não surge e nem tem voz na história. Cabe à patroa branca menciona-la, sem sequer se lembrar do rosto da funcionária que partiu, deixando um quarto limpíssimo e organizado.
Publicado em 1964, o livro não se enquadra em nenhum gênero, pode ser visto como uma obra única, que revela uma escultora escapar de sua “rotina civilizada” e lançar-se para fora si mesma e do humano, reconstruindo-se a partir do encontro com um inseto como selvagem, ilimitada, sem freios e sem filtros.
“ Pois o estado de graça existe permanentemente: nós estamos sempre salvos. Todo mundo está em estado de graça. A pessoa só é fulminada pela doçura quando percebe que está em graça, sentir que se está em graça é que é o dom, e pouco se arriscam a conhecer isso em si . Mas não há perigo de Perdição, agora eu sei: o estado de graça é inerente”.
“A paixão segundo G.H.” é uma leitura que remexe as entranhas, transformadora e necessária. O livro ganhou uma edição da Rocco linda, clássica e elegante ( como a autora!) e chega adaptado aos cinemas. Vale cada letra!
TÍTULO: A paixão segundo G.H
AUTORA: Clarice Lispector
EDITORA: Rocco
Comments