top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: A Loucura de Churchill

Uma história do passado que ajuda a entender o presente



A história do mundo foi reescrita no século XX. Países foram destruídos, nações foram recriadas. Os destinos de tantas vidas foram definidos por líderes guardados em gabinetes além-mar.

Como secretário de Estado para as Colônias na Inglaterra, Winston Churchill cometeu um erro de conseqüências desastrosas para o século XXI. Com o fim da Primeira Guerra, o estadista aliou a onda global de sentimento nacionalista ao desejo de submeter as demais nações à soberania britânica para juntar pedaços do Império Otomano em uma nova nação, engendrando o barril de pólvora do Oriente Médio.


O que se vê hoje no Oriente Médio ainda é consequência das escolhas dele mais de 100 anos atras. Em 1921, o estadista reuniu em uma nação povos antagônicos - curdos, sunitas e xiitas -, desafiando o nacionalismo e a vontade dos mesmos.


Integrante da unidade de estratégia do governo de Tony Blair, Christopher Catherwood analisa em ”A Loucura De Churchill” como um os maiores estadistas da história contemporânea criou uma monarquia artificial no Iraque, revelando como esse novo mapa criado por Churchill possibilitou a ascensão de Saddam Hussein e as guerras travadas com o exército americano em 1991 e 2003.


Vale a leitura, pois é conhecendo o passado que impedimos que os erros se repitam no presente e no futuro.


TÍTULO: A Loucura de Churchill

AUTOR: Christopher Catherwood

EDITORA: Record

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page