top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: A História Social do Jazz

Uma obra definitiva

Se você se emociona ao ouvir Miles Davis em “Kind ok Blue”, se celebra a voz de Ella Fitzgerald cantando “It’s a Lovely Day Today”, se gosta de Coltrane, Art Pepper, Billie Holliday magnífica cantando “Blue Moon”, esse livro é pra você. “A História Social do Jazz” é um mergulho nas entranhas dessa música revolucionária. O autor é ninguém menos que Eric Hobsbawn, um dos grandes pensadores de nossos tempos. Ele nasceu em Alexandria, no Egito. Talvez por isso tenha se interessado pela história da humanidade. 

 

Até morrer, em 2012, escreveu muito, ensinou muito, pesquisou muito e se tornou um reconhecido historiador marxista, um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico. Um de seus interesses foi o desenvolvimento das tradições. Daí a esbarrar com essa música que surge como um movimento de luta contra a opressão foi um pulo...


Na obra, Hobsbawm analisa o jazz como criação revolucionária dos negros, uma raça submetida uma das maiores atrocidades de nossa história: a escravidão. A música é vista neste contexto como elemento de resistência, o que contribui na sua difusão. Num quadro mais amplo: a industrialização e as transformações no padrão de consumo de pretos e brancos, a relação do jazz com a indústria de discos e espetáculos, a popularização dos acordes que transformaram vidas.

Com a escrita dele fica fácil entender que  a política está em tudo. Em quem votamos, sim, mas também no que vestimos, no que comemos, na música que ouvimos... Escolher ler esse livro é ter uma certeza: vale cada página!

 

TÍTULO: A História Social do Jazz

AUTOR: Eric Hobsbawn

EDITORA: Paz e Terra ​

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page