A gente sempre diz que livros são passagens para outros mundos. Mas eles também podem significar passagens pra outros tempos nesse mesmo mundo. O que se pode verificar nas páginas de “ A Grande Transformação- O mundo na época de Buda, Confúcio,e Jeremias“.
Essa obra primordial de Karen Armstrong foi trazida ao Brasil pela Companhia das Letras.
É fruto de muita, muita, muita pesquisa. Tudo isso pra mostrar que a partir do século IX a.C., quatro diferentes civilizações do mundo criaram religiões e tradições filosóficas que continuam a nutrir a humanidade até hoje: o confucionismo e o daoísmo na China, o hinduísmo e o budismo na Índia, o monoteísmo em Israel e o racionalismo filosófico na Grécia.
Neste livro, Armstrong nos revela como a história do surgimento dessas religiões pode trazer esperança para a questão da violência e do desespero do mundo contemporâneo. A autora apresenta um traçado cronológico do desenvolvimento da Era Axial, examinando as contribuições de grandes pensadores como Buda, Sócrates e Laozi, que buscavam soluções para a violência sem precedentes de seu tempo. De uma maneira geral, esses filósofos pregavam a prática de uma justiça igualitária, o abandono do orgulho e uma espiritualidade centrada na compaixão.
Olhar para o passado ajuda a entender o presente e a ver o futuro com outros olhos…
TÍTULO: A Grande Transformação
AUTORA: Karen Armstrong
EDITORA: Companhia das letras
Comentários