top of page
Buscar
  • contato98129

A Beleza das Histórias: A Adolescência

Para esclarecer e iluminar


Você viveu e sabe. A adolescência é de uma beleza tão grande quanto as dificuldades de atravessar essa fase. Além das transformações fisiológicas, ela é também social, uma das formações culturais mais pujantes de nossa vida e de nossos tempos. Mito criado no início do século XX, é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e os próprios adolescentes se contemplam.


Eles amam, estudam, brigam, trabalham, se espelham, querem se sentir inclúidos. Batalham com seus corpos, que se esticam e mudam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro da família moderna. E precisam, ainda, lutar com a adolescência, uma entidade enigmática, sustentada pela imaginação de todos.

Doutor em psicologia clínica e psicanalista, Contardo Calligaris nos guia pela metamorfose adolescente que ceifa a infância e conduz nossos filhos, amigos, irmãos à vida adulta, assim como fez com todos nós. Esta obra esclarecedora mostra a adolescência como uma das formações culturais mais poderosas de nossa época, com todas as suas nuances, enigmas e superações. Ao fechar as páginas, resta um exercício de empatia, a vontade de acolher, de olhar com outros olhos aquele ser que cresce, e a certeza de que, como tudo na vida, bom ou mal, leve ou árduo, a adolescência também passa.

“ Parado na frente do espelho, caçando as espinhas, medindo as novas formas de seu corpo, desejando e ojerizando seus novos pêlos ou seios, o adolescente vive a falta do olhar apaixonado que ele merecia quando criança e a falta de palavras que o admitam como par na sociedade dos adultos. A insegurança se torna assim o traço próprio da adolescência. Grande parte das dificuldades relacionais dos adolescentes, tanto com os adultos quanto com seus coetâneos, deriva dessa insegurança. Tanto uma timidez apagada quanto o estardalhaço maníaco manifestam as mesmas questões, constantemente à flor da pele, de quem se sente não mais adorado e ainda não reco-nhecido: será que sou amável, desejável, bonito, agra-dável, visível, invisível, oportuno, inadequado etc.?”

TÍTULO: A Adolescência

AUTOR: Contardo Calligaris

EDITORA: Publifolha​

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page