Há, entre os povos da floresta, a certeza da sabedoria infinita das árvores. Elas sabem como alçar galhos aos céus, mantendo suas raízes bem fortes no solo. Se ser uma vida humana cercada por árvores já é um privilégio, imagine a grandeza de ouvi-las... É isso que acontece em “ A Árvore Mais Sozinha do Mundo” , romance da premiada Mariana Salomão Carrara.
A vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2023 envereda-se pelas fazendas plantadoras de tabaco no Sul para mostrar a dureza do cotidiano de um Brasil profundo e desigual.
Ela se reafirma como uma das escritoras mais talentosas da novíssima literatura brasileira ao descrever a luta de Guerlinda e Carlos, casal que vive com os três filhos em uma pequena roça, entre expectativas e desalento, muito trabalho e pouco descanso, fiapos de esperança e toneladas de realidade.
Na dura época da colheita, a mãe de Guerlinda é chamada para ajudar nos trabalhos, e sua chegada transforma os já desgastados contornos da rotina familiar. O passado vem à tona, com fragmentos tristes que se faz questão de esconder embaixo das pilhas de folhas secas, ou da roupa plástica usada para aplicar agrotóxico.
Nessa história tão cheia de humanidade são os seres inanimados que ganham voz: um espelho, um carro e a tal árvore narram o correr dos dias, vendo as crianças crescerem, o trabalho se acumular, os sonhos serem soterrados, ao mesmo tempo em que a beleza reside nos pequenos detalhes, no cuidado com as galinhas, no carinho das cabras, no lanche servido entre as raízes e a terra.
Uma história imensa como a árvore genealógica de cada família brasileira, profunda como as raízes dessa
narradora improvável que testemunha e ouve tudo em silêncio.
TÍTULO: A Árvore Mais Sozinha do Mundo
AUTORA: Mariana Salomão Carrara
EDITORA: Todavia
Comments