A encrenca com os raios UVA começa com a falta de informação: há certo desconhecimento sobre eles. Enquanto o UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio, o UVA não dá tréguas, incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia. E com um agravante: antes das 10 e depois das 17 horas, o horário em que teoricamente seria permitido tomar sol livremente, o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo, mas não é bem assim, garantem estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Não é preciso estar de férias para correr atrás do protetor solar. Ele é item indispensável no nosso acervo de beleza e saúde, faça chuva ou faça sol, na praia ou no escritório. Além do risco de queimadura do sol há também a radiação UVA que está aí, com ou sem nuvens no céu.

 OS SEGREDOS DA APLICAÇÃO

Você já deve estar cansada de ouvir que a melhor maneira de prevenir o temido câncer de pele, tão comum no Brasil, é usando filtro solar diariamente. Um estudo do King´s College, da Inglaterra, revela que se a quantidade aplicada for menor que a recomendada pelos fabricantes, o produto fornece uma proteção bem abaixo da esperada.

Justamente por passar despercebido, o UVA tem potencial para causar mais estragos à sua cútis. O ideal é usar protetores altamente tecnológicos, que tenham proteção e performance asseguradas, como ISDIN Fusion Water, que tem base aquosa e não arde nos olhos. A novidade foi desenvolvida após anos de pesquisa nos laboratórios da marca espanhola. Fusion Water pode ser aplicado em todos os tipos de pele, inclusive nas oleosas e com tendência à acne. Tudo isso porque a fórmula a base de água promete auxiliar no controle da produção da oleosidade enquanto protege dos efeitos nocivos da radiação UV. Você pode apostar na versão com cor ou na transparente, leves e muito fáceis de aplicar. Quer mais vantagens? Nosso ativo queridinho, o Ácido Hialurônico, está presente na fórmula, bem como antioxidantes como a Vitamina E, para uma ação antienvelhecimento. Possui muito alta proteção UVB (FPS 50+) e UVA acima do que o solicitado pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), é hipoalergênico, não comedogênico (o que quer dizer que não obstrui os poros e previne assim o surgimento de espinhas e cravos), biodegradável e oftalmologicamente testado.

A pesquisa contou com voluntários de pele clara, que foram divididos em dois grupos. Após passar um filtro de alto fator de proteção (FPS), a primeira turma recebeu uma dose única de radiação ultravioleta (UV) para simular a luz solar. Eles alternaram a quantidade de loção entre 0,75 mg, 1,3 mg e 2 mg/cm² pelo corpo.

Os outros participantes foram expostos aos raios UV por cinco dias seguidos – depois de também terem passado o protetor. Nesse tempo, a iluminação foi variando para simular as condições de um período de dias ensolarados, como temos nas férias no Brasil.

Após realizarem biópsias nos voluntários, os cientistas descobriram que o DNA das áreas que não estavam cobertas foi danificado. Entretanto, o estrago foi menor nas regiões onde havia maior quantidade de filtro, mesmo recebendo altas doses de radiação.

Os resultados são um alerta para o fato de que, mesmo com o filtro solar, só estamos seguros se ele for aplicado corretamente. Segundo os dermatologistas a quantidade ideal a ser utilizada: 1 colher de chá cheia para o rosto e 3 colheres de sopa para o resto do corpo.Procure fazer movimentos circulares para assegurar que a loção cobriu toda a face. E não se esqueça de reaplicar o produto ao longo do dia, exposta ou não ao sol. Está aí outra vantagem do novo protetor de ISDIN: dá para usar antes da maquiagem, funcionando como primer, ou depois, sem remover o blush ou o iluminador. Se proteja e viva!

Novo Fusion Water da marca espanhola ISDIN é a indicação dos dermatologistas para a proteção eficaz da pele