Pode dormir de cabelo molhado?

Riri linda em todos os estilos

Você cansou de ouvir sua avó falar: não durma de cabelos molhados! Alguns acham que ir para a cama com o cabelo molhado é prejudicial à saúde e ao cabelo. Outros juram que ir para a cama com cabelos úmidos não tem um efeito enorme na força dos cabelos e, talvez, realmente contribua para uma textura ondulada agradável pela manhã.  É verdade que cada cabelo responde de maneira diferente. Portanto, o que você nota sobre o seu cabelo molhado pode muito bem ser diferente do que o seu amigo nota.

Então fomos ouvir especialistas. Dependendo da fragilidade do seu cabelo e de outros problemas com os quais você esteja lidando, como a caspa ou uma rinite, por exemplo, é melhor esperar que ele seque completamente antes de atingir o sono profundo.

Dormir com os cabelos molhados causa quebra? Quando o cabelo está molhado, geralmente é mais propenso à quebra, dizem os tricologistas. Isso ocorre porque, quando molhada, a cutícula capilar (a camada protetora externa da haste capilar) se abre e torna o cabelo mais elástico e mais quebradiço. Quando a cutícula do cabelo está aberta, ela pode se esticar mais, ficar mais frágil, de maneira a facilitar a quebra do cabelo. Isso pode acontecer se você estiver escovando o cabelo enquanto ele ainda estiver molhado ou, sim, se você estiver se movendo naturalmente enquanto dorme.  Faz diferença aí a genética, a força dos fios, o quanto você os expõe ao secador e babylizz, o quanto dano eles já sofreram.  Então, em última análise, tudo se resume a você e suas próprias preferências de cabelo. Se você sentir vontade de ir para a cama com o cabelo úmido, pode causar rupturas, isso pode ser verdade para você e pode valer a pena pensar em mudar seus hábitos. Mas se você não notar nenhum efeito negativo, pode continuar fazendo isso totalmente. Leve em consideração que a umidade do seu cabelo, juntamente com um travesseiro úmido pode criar o ambiente perfeito para fungos crescerem, muitos associados à caspa.

Se você não abre mão de se deitar de cabelos molhados verifique se as madeixas não estão ensopados. Faça o seu melhor para deixar o cabelo secar pelo menos um pouco antes de ir para a cama para reduzir o risco de danos e caspa.

Se puder, tente não dormir com os cabelos molhados todas as noites. Mas fazer isso de vez em quando provavelmente não causará problemas.

E acredite: pior do que dormir com os cabelos molhados pode ser se deitar sem soltar o penteado. Algumas pessoas acham que colocar os cabelos em um coque solto ajuda a dar cachos ou ondas quando acordam. Mas o uso constante de penteados apertados durante o sono (quando você pode inconscientemente pressionar ainda mais o cabelo) pode puxar muito o folículo capilar e causar danos reais.

Tente fronhas de seda no travesseiro. Elas são boas para a pele e o cabelo porque esses tecidos são muito mais suaves do que as fronhas de algodão comuns, o que significa que o movimento dos cabelos enquanto você dorme não é tão agressivo.

E no mais: bons sonhos!

4 opiniões sobre “Pode dormir de cabelo molhado?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *