Pelo fim da acne

Você acha que saiu da adolescência e está livre para sempre do temor da acne? Não é bem assim. Ela não depende da idade, nem do sexo. A acne é uma doença inflamatória que afeta as glândulas sebáceas. Os hormônios são responsáveis pelo aumento da produção de sebo por essas glândulas, que por sua vez aumentam a proliferação de bactérias nos folículos. A presença dessas bactérias é capaz de ativar nosso sistema imunológico gerando uma resposta inflamatória que, adivinhe, vem em forma de lesões na pele.

A acne é classificada em graus e vai do mais simples, aquele com os famosos cravos,  até lesões mais graves com nódulos e cistos. A dica é procurar um dermatologista que vai avaliar a sua pele e decidir como agir.

Os tratamentos podem ser realizados com sabonetes e agentes de limpeza específicos para cada tipo de pele, cremes contendo enxofre,  por exemplo, e alguns antibióticos. Há inclusive tratamentos formulados com ingredientes naturais, como o Terra de Cores Antiacne, da Quintal Cosméticos. O tratamento facial promete ser um poderoso aliado contra espinhas, cravos e oleosidade da pele. Com efeito purificante e anti-inflamatório, atua na limpeza profunda da pele acneica, controlando a oleosidade excessiva sem desidratar e não apresenta efeito rebote. Diminui o tamanho dos poros (o que deixa a pele mais bonita e preparada para a maquiagem!), e age como bactericida.

Mas independentemente do tipo de acne, o ideal é garantir a saúde da pele: lave sempre seu rosto,  use sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Use protetor solar livre de óleos, retire a maquiagem antes de dormir e livre-se daquela compulsão por espremer as espinhas. Sem perceber você pode carregar microrganismos nas mãos que irão piorar o processo inflamatório.

Logo logo você dá adeus a acne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *