Cuidados com a pele na hora de malhar

 Chega a época mais fria do ano. A gente se esquenta com sopas, caldos, uma comidinha mais pesada ( e calórica!) e, por isso, precisa pegar pesado na malhação. E não é só o corpo que fica mais bonito e forte.  A pele recebe os efeitos dos exercícios pelo aumento de endorfinas, que dão bom humor, aumento de autoestima e relaxamento e também modulam o sistema imunológico, o que melhora a resistência a doenças. A neutralização dos radicais livres diminui a ação desses grandes causadores de alterações da pele. A utilização do oxigênio por meio dos exercícios aeróbicos favorece a nutrição da pele. A produção de hormônio de crescimento e outras substâncias antienvelhecimento retarda o ritmo em que a pele sofre as modificações do tempo. E a manutenção do bom funcionamento cerebral permite que a pessoa mantenha seu autocontrole e seus cuidados para a saúde da pele.

  Mas quem faz academia, yoga, corrida, dança ou qualquer  atividade física também precisa ter cuidado com a pele.  Primeiro, lembrar sempre do protetor solar nas atividades ao ar livre. Sim, mesmo no inverno!

Tem também outro motivo: a transpiração. O suor é saudável, mas pode prejudicar o tecido e causar problemas como irritações, coceira e acne. Então, antes de se entregar aos treinos , pele limpa! Se os poros estiverem obstruídos pela maquiagem ou poluição o suor terá dificuldade em sair naturalmente, promovendo irritações e inflamações como acnes e cravos.

Além da limpeza, é recomendado também o uso de um tônico e de um hidratante fluído e leve, para proteger a pele durante os exercícios sem obstruir os poros.

Também vale a pena escolher bem os “ looks” para cada treino. Nada de calças muito justas e roupas de tecidos que retém o suor. Enquanto você sua a camisa seu melhor amigo é o bebedouro. Tudo porque durante os exercícios perdemos mais água através do suor, o que leva à desidratação do organismo e da pele, deixando-a desprotegida e com uma péssima aparência.

Quando você chegar em casa feliz por ter se exercitado, relaxe. Tome um banho morno. Aqueles muito quentes e demorados podem retirar a camada de proteção da pele, deixando-a ressecada, além de custar mais caro para o bolso e o planeta. Lave o rosto com água micelar, ou o seu sabonete preferido. Após a limpeza, utilize um tônico adstringente para reequilibrar o pH. E desfrute da sua pele tratada ao aplicar um hidratante para que o tecido possa se recuperar. Assim, você fica saudável e linda (o) ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *