Limpando o rosto: o manual

Primeiro passo para a pele linda: limpeza (Foto: reprodução)

 Não adianta ter os melhores ácidos, hidratantes e maquiagens. Se você não limpar a pele corretamente nada faz o efeito desejado! A limpeza é mais que estética. É essencial para a saúde da cútis. É nesta etapa da rotina de beleza que os resíduos e sujeiras que se acumulam são removidos. A poluição das grandes cidades está em todos os lugares: na fumaça de carros e fábricas,  poeira, ácaros, presentes no ar, substâncias químicas…

Esses produtos da poluição se fixam na pele provocando oxidação, com danos irreversíveis. Outra descoberta recente da ciência (o que faríamos sem ela?) é que a radiação ultravioleta envelhecem mais a pele. Tem mais! A pele produz constantemente gorduras de superfície que favorecem a retenção da poeira e resíduos da expressão. Nesse caso também há mais tendência para entupimento dos poros, formando cravos e facilitando o aparecimento de acne.

Os sabonetes e produtos de limpeza têm a função de desengordurar e limpar. Eles agem como detergentes, que são produtos com PH mais básico, que podem ressecar e repuxar a pele.

Limpadores mais modernos e preparados para a pele do rosto são formulados com PH mais próximo da pele, tem surfactantes menos agressivos e adicionam ativos hidrantes como ácido lático, cítrico etc. ainda podem cotar hidratantes ou ativos antiacne.

Para garantir uma limpeza eficaz e delicada o produto de limpeza precisa ser bem espalhado, de forma suave e enxaguando vigorosamente.  Não arranha, raspe ou esfregue, pois a pele do rosto tende a ser bem fina. Aplique suavemente para não irritar.

A escolha do produto varia com o tipo de pele e e a presença de acne, rosácea, alergias ou dermatites.

As dicas dos dermatologistas apontam que os limpadores ideais para peles acneicas podem conter ácido salicílico ou glicólico. Já para rostos com histórico de rosácea e dermatites devem ser suaves e possuir ativos hidratantes.

Quando limpar? Duas vezes ao dia. Pela manhã, ao acordar, e a noite, antes de deitar, sempre de maneira suave e com enxague completo.

Os esfoliantes ajudam muito, mas não devem ser usados todos os dias. Lembre-se: limpar a pele é cuidar da sua saúde e da beleza também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *