A Beleza das Histórias: Felicidade Autêntica


Dá para aprender a ser feliz? Pelo menos dá para aprender a cultivar sentimentos positivos, que nos levam a estados de gratidão, leveza, bem-estar. É o que aponta o psicólogo Martin Seligman em “ Felicidade Autêntica”. A obra trazida ao Brasil pela Editora Objetiva, é best-seller do New York Times.

Nas páginas de texto leve, o autor consegue juntar pesquisas científicas robustas, com dados coletados mundo afora, com testes e exercícios capazes de medir os níveis de otimismo, esperança, positividade do leitor.

“ Felicidade autêntica” apresenta a tão falada psicologia positiva e nos mostra como aplicá-la no dia a dia. De acordo com Martin E. P. Seligman, fundador da psicologia positiva, não basta acabarmos com o sofrimento para sermos felizes, e sim descobrirmos o que há de melhor dentro de nós. Descobrirmos que podemos enfrentar o sofrimento tirando dele aprendizados positivos. O autor nos ensina que a felicidade pode ser semeada, desde que saibamos utilizar alguns traços e qualidades que já possuímos, como bondade, gratidão, originalidade, humor, otimismo e generosidade. Lançando mão de nossas “forças pessoais” em todos os setores fundamentais da vida, desenvolvemos amortecedores naturais contra a infelicidade e as emoções negativas.

Os estudos de Seligman começaram justamente porque ele parecia muito incomodado com o fato de a psicologia levar a sério “ apenas” os sentimentos negativos, traumas, decepções e distúrbios mentais. O próprio autor admite seu mau-humor natural, mas na tentativa de melhora-lo (e todas as suas relações) decidiu pesquisar o que faz bem.

Vale a leitura, para descobrir a teoria e a alegria que existem em cada um.

TÍTULO: Felicidade Autêntica

AUTOR: Martin E. P Seligman

EDITORA: Objetiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *